quarta-feira, 28 de julho de 2010

Parabéns, agricultor, pelo seu dia!


No dia 28 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia do Agricultor, em homenagem aos milhares de trabalhadores que dedicam seus dias ao cultivo da terra. Esta data foi instituída por meio do Decreto 48.630, de 27/07/1960, em comemoração ao centenário da criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O agricultor
Antônio Cândido Barone

Ele está lavrando a terra
Com chuva, sol ou calor;
Nunca deixa a sua roça
Nosso irmão agricultor!

Empunhando a sua enxada
Vive sempre capinando;
A lavoura vai crescendo
Quando o chão vai cultivando.

E vem da terra bendita
Toda a fartura e grandeza;
Da umidade do suor
Há de brotar a riqueza.

Vem dali o alimento
Que surge do sacrifício
Vem dali todo o sustento
Através do benefício.

Quando passares na roça,
Vendo alguém a trabalhar,
Cumprimente-o com respeito
Sem receio de abraçar!

Pois dentro da natureza,
Esse alguém - rosto suado –
Confundindo-se na terra,
É por Deus abençoado!

À todos os agricultores, parabéns!

Leia Também:

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PGPAF passa a dar descontos.

O Ministério do Desevolvimento Agrário (MDA) informou nesta sexta-feira (23/07) que a partir da safra 2010/2011 serão concedidos bônus (descontos) do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) nos financiamentos de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)

A medida é válida para o pagamento de parcelas com data de vencimento a partir de 10 de julho de 2010. Assim, os descontos serão dados independentemente da data de contratação, inclusive para as operações contratadas antes de 1º de julho de 2008. Com a mudança, quando o agricultor familiar for pagar uma parcela da operação de investimento do Pronaf, caso o produto gerador da renda para o pagamento deste investimento esteja incluída no PGPAF, poderá ser concedido um bônus. Este desconto será concedido sobre o valor da parcela ou das parcelas (caso tenha mais de uma operação) com vencimento no respectivo ano.

O PGPAF, criado pelo MDA em 2006, possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus, que corresponde à diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto amparado pelo programa esteja abaixo do preço de garantia. 

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e das que integram o PGPAF. Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural. Nas operações de investimento do Pronaf, caso o agricultor familiar possua apenas um produto incluído no PGPAF e que seja gerador de 35%, ou mais, da renda geradora, poderá ser concedido o bônus no momento do pagamento deste financiamento. 

Atualmente, o Programa abrange babaçu, açaí, borracha natural extrativista, pequi e piaçava, algodão, alho, amendoim, borracha natural, caprino de corte, ovinos de corte, castanha-do-brasil, carnaúba, girassol, juta, malva, sisal, sorgo, triticale, arroz, café conilon, café arábica, inhame, cará, castanha de caju, cebola, feijão, leite, mamona, milho, pimenta-do-reino, mandioca, soja, tomate, trigo, uva, banana, maçã abacaxi e cana-de-açúcar. 

Leia Também:

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mutirão da documentação rural está em Apodi.


Hoje e amanhã o mutirão do Programa Nacional de Documentação de Trabalhadora Rural estará em Apodi. A ação consiste em emitir documentos gratuitos para as mulheres trabalhadoras rurais, seus familiares e outros interessados.

No primeiro dia, os documentos serão emitidos na comunidade Soledade, na Escola Municipal Francisco Targino. Amanhã, a ação será realizada no Ginásio de Esportes, no Centro da cidade.

Durante os mutirões, as pessoas podem obter Carteiras de Identidade e de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros documentos gratuitamente. As fotos 3X4 também serão tiradas no local. A expectativa é beneficiar cerca de mil pessoas somente no município de Apodi.

Na próxima semana, entre os dias de 26 a 31, a ação terá continuidade no Território da Cidadania do Sertão do Apodi. No dia 26, o mutirão se inicia pelo município de Rodolfo Fernandes, na Secretaria de Ação Social da cidade. No dia 27, é a vez de Umarizal, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município. Já em Olho D'água do Borges, o benefício ocorrerá nos dia 28, na Escola Municipal Antônio Carlos de Pádua. Na cidade de Caraúbas, a documentação será emitida no Sindicato Rural, nos dias 29 e 30. A programação será encerrada no Território do Sertão do Apodi no dia 31, em Triunfo Potiguar.
 
A cada ciclo de mutirões mais pessoas são atendidas no RN. A expectativa para 2010 é emitir mais de 45 mil documentos. No ano passado, foram emitidos 40.386 documentos, número considerado recorde desde o início do Programa, em 2005.
 
Leia Também:

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pesquisadores criam rede para estudar polinizadores do meloeiro no Semiárido.


Pode parecer exagero, mas sem a presença de abelhas é praticamente impossível colher frutos em quantidade e qualidade nos plantios de melão. Cabe a elas o papel quase que exclusivo de polinizar as flores que evoluem e se transformam nos frutos que, no Brasil, vão movimentar, só com exportações, negócios da ordem de 128,21 milhões de dólares.

A interação entre a atividade polinizadora desses insetos e os bons resultados produtivos nessa cultura vai ganhar um importante apoio institucional: a Rede de Pesquisa de Polinizadores do Meloeiro no Semiárido Brasileiro (Repmel). Especialistas das áreas de agronomia, ecologia, botânica, taxonomia e socioeconomia, de diversas instituições, já estão em campo com o objetivo de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos que beneficiem essaa cadeia produtiva.

Em busca de melhor produtividade.
De acordo com Lucia Kiill, bióloga da Embrapa Semiárido, pouco se tem feito no Semiárido do Brasil acerca da interação entre os polinizadores e as culturas agrícolas exploradas comercialmente. Em muitos plantios, baixas produtividades são, em geral, atribuídas a fatores como condições climáticas, variedades cultivadas, poucos resultados com o uso de agroquímicos, solo, ataque de pragas e doenças. 'A colocação de caixas de abelhas melíferas dispostas na área de cultivo do melão é uma das estratégias para que se registre o aumento da produtividade', garante Lucia.

Em pesquisa anterior, divulgada no ano de 2008 com a cultura da manga, Lúcia Kiill e Kátia Siqueira, outra bióloga da Embrapa, constataram que a interação entre inseto e planta é fundamental para produção dos frutos na mangueira. A análise de dados permitiu às pesquisadoras recomendar a aplicação de agroquímicos no pomar apenas depois das 17h. Dessa maneira é evitado o horário de pico da visitação das abelhas nas inflorescências das mangueiras: entre 8h e 11h. 'A expectativa é que resultados similares ocorram no cultivo do meloeiro e que ao final de três anos, possa ser definido o número de colméias por hectare, para que haja uma produção adequada e de qualidade', afirma Lúcia.

O projeto que constitui a Repmel conta com a participação de pesquisadores da Embrapa Meio Norte, do Piauí; Embrapa Agroindústria Tropical, do Ceará; Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Sergipe; Universidade do Estado da Bahia, Rede Baiana de Polinizadores, Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade Federal da Bahia; além da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte.

Leia Também:

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pagamento do Garantia Safra 2009/2010 começa hoje.

Começou hoje o pagamento de benefício da safra 2009/2010 do Programa Garantia Safra da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). A previsão é que 90% dos agricultores aderidos acessem o benefício que será pago em quatro parcelas de R$ 150,00. Conforme o calendário de plantio, Minas Gerais será o primeiro estado a ter efetuado o pagamento. Em seguida, será a vez do Ceará e de Pernambuco.

Os critérios para que os estados e municípios tenham acesso ao programa é estar em dia com as parcelas do fundo Garantia Safra, fazer o encaminhamento da ocorrência de perda (COP) por meio do site www.seaf.mda.gov.br, elaborar os laudos amostrais de vistorias e compará-los com os dados agroclimáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e, ainda, a comprovação de, no mínimo, 50% de perda da lavoura.

O objetivo do programa é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, com renda de até 1,5 salário mínimo, que plantam entre 0,6 e 10 hectares.

As culturas incluídas no programa são: feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, que abrange os municípios localizados na região Nordeste, no norte do Estado de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha) e no norte do Estado do Espírito Santo.

Para o agricultor obter mais informações, deve entrar em contato com a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou com o escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater.

Leia Também:

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PGPAF: 24 culturas têm bônus em julho.

Agricultores familiares que cultivam açaí, algodão em caroço, amendoim, arroz longo fino em casca, babaçu, borracha – bioma amazônia, borracha natural, café arábica, café conillon, cará/inhame, castanha de caju, castanha-do-brasil, feijão, girassol, leite, mamona, milho, pequi (fruto), piaçava (fibra),  mandioca, sisal, sorgo, trigo e triticale contam, em julho, com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos dessas 24 culturas (veja tabela AQUI).

A portaria do PGPAF foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU). Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de junho de 2010 e têm validade para o período de 10 de julho a 9 de agosto de 2010.

O produto com o maior bônus este mês é a borracha – bioma amazônia (64,29%) no estado do Acre. Já as culturas com maior número de estados que contam com o bônus são o milho e o sorgo(13 estados cada). Para o milho e o sorgo, o maior bônus é no estado do Mato Grosso, com 32,05% e 35,75% respectivamente.

Alguns produtos da sociobiodiversidade também recebem bônus este mês, como o babaçu (39,73% no Maranhão), a castanha de caju (52% em Tocantins), o pequi (35,48% em Minas Gerais) e a piaçava (41,92% na Bahia).

Como funciona o programa.
O PGPAF, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2006, possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus, que corresponde a diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia.

Atualmente, o Programa abrange 40 culturas: babaçu, açaí, borracha natural extrativa, pequi e piaçava, algodão, alho, amendoim, borracha natural, caprino de corte, ovinos de corte, castanha-do-brasil, carnaúba, girassol, juta, malva, sisal, sorgo, triticale, arroz, café conilon, café arábica, inhame, cará, castanha de caju, cebola, feijão, leite, mamona, milho, pimenta-do-reino, mandioca, soja, tomate, trigo, uva, banana, maçã abacaxi e cana-de-açúcar.

Cálculo do PGPAF.
O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela SAF/MDA. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural.

Nas operações de investimento do Pronaf, o bônus pode ser concedido bastando que um único produto incluído no PGPAF seja gerador de 35%, ou mais, da renda estimada pelo agricultor para o pagamento do financiamento. 

Culturas do RN.
O Rio Grande do Norte foi contemplado com 4 culturas, são elas: Algodão em caroço, castanha de caju, sisal e sorgo.

Leia Também:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Instituto Butantan cria soro contra picadas de abelha.



Pela primeira vez no mundo, o Instituto Butantan, situado em São Paulo, SP, produziu um soro contra o veneno de abelhas em larga escala. Depois de aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto poderá ser distribuído em hospitais da rede pública.

O soro, que foi patenteado este ano, começou a ser produzido em 2008. Foram 80 litros, ao todo. A aplicação é feita por via intravenosa. Com cerca de 20 mililitros, é possível neutralizar 90% dos problemas causados pelas picadas de abelhas africanizadas, que são as mais comuns no Brasil.

O produto foi desenvolvido durante a pesquisa de doutorado da bióloga Keity Souza, no Laboratório de Imunologia, do Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da USP. Depois de identificadas as proteínas do veneno das abelhas, ele foi injetado em cavalos, para que produzissem anticorpos. Com os anticorpos, a bióloga realizou testes para verificar a eficácia do soro.

Em 2006, o estado de São Paulo registrou 17 mortes por picadas de abelha e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do governo federal, contabilizou 3,5 mil acidentes com ferroadas.

Leia Também:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Associações rurais celebram contrato do "Campo Mais Forte".


A Emater-RN celebrou contrato nesta quarta-feira, 30 de junho, com 55 associações rurais através do I Edital Campo Mais Forte/BNDES. O objetivo desses contratos é fortalecer as ações desenvolvidas por cada instituição na área rural, apoiando técnica e financeiramente Projetos Produtivos no Estado do Rio Grande do Norte, de natureza coletiva, apresentados por pessoas jurídicas de direito privado sem finalidade lucrativa, integrados por indivíduos de baixa renda. 

A solenidade aconteceu no auditório da Emater com a presença do seu diretor geral, Henderson Abreu. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 12 de maio deste ano e previu a seleção de projetos propostos por cooperativas de produção ou comercialização, constituídas legalmente há pelo menos dois anos, assim como associações de produtores, sem finalidade econômica, também constituídas por igual período. Em ambos os casos, as entidades devem ter sede no Rio Grande do Norte e concorrer com um único projeto. 

No total, foram contratados R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e o restante oriundo do Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Combate à Pobreza no Estado do Rio Grande do Norte (Fecop).

O valor total de cada projeto selecionado fica limitado a R$ 400 mil, devendo a entidade proponente entrar com contrapartida de, no mínimo, 10% (dez por cento) do projeto.

Na próxima semana, será feita a visita técnica dos projetos, pelo Comitê de Avaliação e Acompanhamento. Fazem parte do comitê a Coordenadora de Planejamento e Execução da Emater-RN, Leonice Freitas, e os técnicos Isaac Alves, Ivo Freitas, Emanuel Mateus e Gilderlânio Holanda. Depois da avaliação, o comitê emitirá um parecer para, posteriormente, ser liberada a primeira parcela do recurso.

Leia Também:

quinta-feira, 1 de julho de 2010

MDA lança planos de desenvolvimento sustentável para Territórios da Cidadania do RN.

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e a Delegacia Federal do MDA/RN lançaram nesta quarta-feira, 30, os planos de desenvolvimento sustentável de seis Territórios da Cidadania (PTDRS)  e um Território Rural localizados no Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no auditório do hotel Parque da Costeira, na via Costeira, em Natal (RN), contando com as presenças do secretário nacional da SDT, Humberto Oliveira, e do delegado federal do MDA/RN, Walmir Alves. 

Também participaram do encontro os representantes do Comitê de Articulação Estadual do Programa e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Governo do Estado. 

Os planos de desenvolvimento sustentável dos Territórios da  Cidadania foram construídos a partir das aspirações da população, expressas nas diversas reuniões e oficinas realizadas desde o ano passado durante a elaboração do documento. A estratégia de desenvolvimento dos planos foi elaborada para o período de 2010 a 2020. Os planos envolvem a participação de 127 municípios, que abrange uma população de cerca de 482,2 mil habitantes, moradores da zona rural. 

No Território do Açu/Mossoró, por exemplo, serão apresentados quatro eixos estratégicos de desenvolvimento sustentável. São eles: a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos; consolidação das cadeias produtivas, em especial da fruticultura, das atividades industriais, comerciais e de serviços; recuperação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais e gestão integrada e descentralizada dos recursos hídricos; e, ainda, o fortalecimento das organizações da sociedade civil e do governo. 

Programa Teritórios da Cidadania.
Nos últimos anos, o Brasil avançou na redução das desigualdades sociais e regionais. Para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões que mais precisam, especialmente no meio rural, o Governo Federal lançou, em 2008, o Programa Territórios da Cidadania. O Programa tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Territórios e suas características 
Território da Cidadania Açu-Mossoró - Abrange uma área de 8.105,10 Km², sendo composto por 14 municípios: Alto do Rodrigues, Açu, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Tibau, São Rafael e Serra do Mel. A população total do território é de 421.549 habitantes, dos quais 81.462 vivem na área rural.
Território da Cidadania Mato Grande - Abrange uma área de 5.758,60 Km², sendo composto por 15 municípios: Taipu, Touros, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará-Mirim, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Rio do Fogo, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, São Bento do Norte e São Miguel do Gostoso. A população total do território é de 214.983 habitantes, dos quais 109.702 vivem na área rural
Território da Cidadania Potengi - Abrange uma área de 2.787,00 Km², sendo composto por 11 municípios: Barcelona, Bom Jesus, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Santa Maria, Riachuelo, Ruy Barbosa, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé e Senador Elói de Souza. A população total do território é de 79.799 habitantes, dos quais 36.529 vivem na área rural
Território da Cidadania Alto Oeste - Abrange uma área de 4.115,10 Km² , sendo composto por 30 municípios: Alexandria, Antônio Martins, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias, Água Nova, Almino Afonso, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel, Taboleiro Grande, Venha-Ver e Viçosa. A população total do território é de 194.002 habitantes, dos quais 73.401 vivem na área rural,
Território da Cidadania Seridó - Abrange uma área de 10.954,50 Km², sendo composto por 25 municípios: Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas. A população total do Território é de 289.866 habitantes, dos quais 74.381 vivem na área rural
Território da Cidadania Sertão do Apodi - Abrange uma área de 8.280,20 Km², sendo composto por 17 municípios: Patu, Rodolfo Fernandes, Umarizal, Apodi, Augusto Severo, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho-d`Água do Borges, Paraú, Rafael Godeiro, Severiano Melo, Triunfo Potiguar e Upanema. A população total do território é de 155.957 habitantes, dos quais 59.553 vivem na área rural.
Território Rural do Trairí - Abrange área de 3.090 km², sendo composto de 15 municípios Santa Cruz, Tangará, São José de Campestre, Japi, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Lajes Pintadas, Boa Saúde, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Passa e Fica, Serra Caiada, Sítio Novo. A população total do território é de 135.951 habitantes, dos quais 47.119 habitantes residem na zona rural.
 
Leia Também: