quarta-feira, 30 de março de 2011

Encontro Territorial!

Aconteceu hoje(30/03) no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi um evento de extrema importância para a extensão rural do nosso estado. O "Encontro Territorial - A Importância da ATER para o Fortalecimento da Agricultura Familiar". O encontro reuniu interessados de toda a região.


A EMATER foi representada por técnicos de Apodi, Mossoró, Almino Afonso, Olho dágua, Patu e Felipe Guerra.

Registramos a presença do Gestor Regional da EMATER  Mossoró Fagner Brito.


A Veterinária Marcela Felix e o Assistente Administrativo Ricarte Eloi Marinho representaram a EMATER Apodi. 

O Técnico Agrícola Alberto Hudson e a Pedagoga Roberta representaram a EMATER Felipe Guerra.





Fonte: Marcela Felix (Analista de Extensão Rural EMATER/Apodi)
 

Caracterização da Cadeia Produtiva do Algodão no Nordeste!

Técnicos do ETENE - Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste do BNB- estiveram hoje(30/03) na EMATER a fim de realizar alguns questionamentos sobre a produção do algodão no município de Apodi, a equipe de pesquisadores era composta pelos senhores Acúrcio Alencar Araújo Filho, George Alberto de Freitas, Jackson Dantas Coêlho e José Luciano Chagas Rabelo. O grupo é responsável pela realização de uma pesquisa intitulada de "Caracterização da Cadeia Produtiva do Algodão no Nordeste Semiárido Brasileiro".

A pesquisa tem por objetivo caracterizar o estado atual da cadeia produtiva do algodão no semiárido do nordeste brasileiro, descrevendo e analisando os aspectos de exploração da cultura, beneficiamento do algodão, produção de fibras e de derivados da indústria de esmagamento do caroço, bem como as formas de comercialização e mercado, apoio institucional e assistência técnica.

A pesquisa tem caráter eminentemente científico. As informacões individuais de cada empresa não serão divulgadas ou publicadas, mas sistematizadas a fim de compor o estudo em questão.

A equipe foi atendida pelo Analista de extensão rural Rosidilson Lopes de Medeiros que se prontificou em responder todas as perguntas, contribuindo desta forma para a pesquisa em questão.

Fonte: Rosidilson Lopes(Analista de Extensão Rural - EMATER/Apodi)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Vacinação Contra Aftosa no RN é adiada!


A campanha de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Norte tem nova data. Assim como no restante do Brasil, o rebanho bovino do estado começará a ser vacinado no mês de maio, e não mais em abril, como estava marcado.

O Ministério da Agricultura recebeu pedido de mais 25 estados para o adiamento da campanha. Segundo o diretor geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN), Rui Sals Jr.o principal motivo para alteração da data é o custo da vacina, que chegaria ao produtor 30% mais cara, caso fosse comprada antes de maio.

"A campanha seria iniciada no dia 1º de abril, mas foram apontadas dificuldades pelo IDIARN em relação ao custo da vacina e 25 estados já tinham feito esse adiamento. A primeira etapa será em maio e a segunda passa de outubro para novembro", explicou o secretário estadual de Agricultura, Betinho Rosado.

Caso o RN adquirisse a vacina sozinho, além de arcar com o aumento de preço, teria que vacinar o gado dos outros estados que entrassem no estado. De acorco com o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária do IDIARN, Marcelo Maia, a unidade da vacina custa entre R$ 1,55 e R$ 1,60 e caso fosse comprada pelo estado isoladamente teria um acréscimo de 30% no valor final.

Como a segunda etapa da vacinação acontecerá somente em novembro, após a Festa do Boi, a expectativa para que o RN mude de zona de médio risco para zona livre da doença ficará para o ano de 2012.
De acordo com o secretário. o fato não altera a frequência de criadores de outros estados no evento, visto que as demais localidades também estarão na mesma situação.

Para ser zona livre de aftosa é necessário que o estado vacine 90% do rebanho, que hoje tem cerca de 950 mil cabeças de gado. A mudança também deverá ser feita em conjunto com os demais estados nordestinos.

Fonte:Diário de Natal (26/03) 

Apodiense Realiza Palestra no Senado Federal.

O apodiense José Lopes de Oliveira participou na última sexta-feira (26/03) do ciclo de palestras e debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, onde realizou palestra sobre "A Regularização e Reordenamneto Fundiário do Brasil".

José Lopes é engenheiro agrônomo formado pela ESAM hoje chamada UFERSA, funcionário do INCRA no Estado de Rondônia, filho de Jonas Lopes de Oliveira e irmão da atual Secretária de Finanças do município de Apodi, Marlice Lopes. 

Fonte: Rosidilson Lopes (Extensionista Rural - EMATER/Apodi).

sexta-feira, 25 de março de 2011

Benefícios socioambientais da biotecnologia são rentáveis.


Deixar de utilizar um volume de água doce suficiente para abastecer Recife e Porto Alegre durante um ano. Reduzir as emissões na atmosfera de volume de CO2 equivalente ao que seria compensado por quase 22 milhões de árvores. Não queimar combustível suficiente para abastecer 465 mil veículos diesel. Deixar de despejar sobre os campos brasileiros mais de 120 mil toneladas de defensivos agrícolas. Esses são alguns dos benefícios da adoção de biotecnologia na agricultura no Brasil previstos para os próximos 10 anos, de acordo com dados identificados pela Céleres Ambiental em estudo para a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM).


"Modernizar a agricultura e investir em tecnologia são os principais caminhos para os produtores rurais, para que possamos superar o desafio de alimentar cada vez mais pessoas mantendo ou reduzindo a área produtiva, gerando renda ao produtor e minimizando o impacto ao meio ambiente", analisa o presidente da entidade, Narciso Barison Neto. "No caso das sementes, que é o negócio dos associados da ABRASEM, a biotecnologia é a principal ferramenta tecnológica para unir produtividade, custos competitivos e redução de impacto ambiental."

A Céleres (responsável pela parte econômica do estudo) e a Céleres Ambiental visitaram, no segundo semestre de 2010, 396 propriedades rurais pelo Brasil, pelo quarto ano consecutivo, fazendo um levantamento no campo dos benefícios socioambientais e econômicos das culturas geneticamente modificadas atualmente aprovadas no País - soja, milho e algodão.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o mundo precisa ser capaz de produzir alimentos para 9 bilhões de pessoas em 2050, em um planeta com cada vez menos áreas produtivas disponíveis. "Isso faz com que os agricultores precisem ser mais eficientes em suas lavouras e diminuir sua dependência de defensivos e uso excessivo de água. O aumento da produção agrícola precisa ser sustentável, e a biotecnologia mostra que isso é possível no Brasil", avalia a bióloga Paula Carneiro, especialista em meio ambiente.

A evolução do milho transgênico:

O caso do milho transgênico no Brasil é exemplar no cenário da biotecnologia agrícola mundial. Acompanhando in loco as quatro últimas safras, a Céleres testemunhou, desde o primeiro plantio no Brasil, em 2008, a evolução da adoção das primeiras variedades transgênicas resistentes a inseto. "O que mais chamou a atenção foi a rápida adoção da tecnologia pelos produtores", assinala Anderson Galvão, que respondeu na Céleres pela avaliação econômica da lavouras transgênicas do estudo da ABRASEM.

Na safra 2009/2010, analisada nos estudos, 32,5% da produção brasileira de milho utilizou variedades transgênicas. Um ano depois - e três anos após a chegada do milho GM às lavouras -, esse índice já era de 57%, chegando a 75% na safrinha de inverno. Como comparação, segundo Galvão, a soja GM, cujo plantio no Brasil foi aprovado na safra 2005/2006 (mas que ilegalmente já era plantada em solo brasileiro desde o início dos anos 2000), demorou nove anos para atingir os mesmos 57% do plantio total brasileiro de soja.

A bióloga Paula Carneiro assinala que foram, principalmente, os benefícios socioambientais do plantio do milho transgênico que estimularam a rápida adesão dos produtores, uma vez que eles significaram economias significativas de insumos. No caso dos defensivos agrícolas, por exemplo, na safra 2009/2010, os agricultores economizaram o equivalente a 2,7 mil toneladas de ingrediente ativo em suas aplicações nas lavouras. Esse volume foi o dobro do que haviam reduzido na safra anterior (2008/2009), a primeira com híbridos transgênicos no Brasil.

Nos próximos dez anos, a adoção da biotecnologia na cultura do milho possibilitará uma redução na área semeada com esse cereal de 49,5 milhões de hectares. "Esse resultado deve ser visto como uma poupança ambiental e econômica, na qual os produtores poderão dispor num futuro mais distante e, assim, atuando de forma mais sustentável. As outras culturas que adotam biotecnologia agrícola no Brasil - o algodão e a soja - também permitem uma economia não menos expressiva no uso da terra agrícola, de 9,3 milhões de hectares", explica Paula Carneiro.

A íntegra dos estudos está disponível nas páginas da ABRASEM, Céleres Ambiental e Céleres na internet: www.abrasem.com.br, www.celeresambiental.com.br e www.celeres.com.br.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

Fonte: Agrolink

quinta-feira, 24 de março de 2011

A CREDIOESTE SOL realizará a sua assembléia anual em Apodi.

Realiza-se no próximo dia 25 de março a partir das 09:00hs na cidade de Apodi/RN, tendo como local o auditório do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, a Assembléia Geral Ordinária da CREDIOESTE SOL – Cooperativa de Credito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar, estando previsto para esta assembléia a presença de cerca de 250 cooperados (as) dos 12 municípios da área de abrangência da cooperativa.

A CREDIOESTE SOL já existe com atuação no território desde 2006, contando hoje com cerca de 550 cooperados (as) dos municípios de Apodi (sede), Campo Grande, Caraúbas, Upanema, Paraú, Janduis, Messias Targino, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo e Itaú.

A CREDIOESTE SOL é uma cooperativa de crédito da agricultura familiar que nos últimos anos tem contribuído como o processo de fortalecimento da economia popular solidária, através de suas linhas de financiamento e micro-credito, bem com o oferecendo serviços bancários de primeira necessidade para agricultores (as) e suas organizações, como associações, cooperativas de produção, grupos produtos e outras entidades ligadas ao setor.

Para Raimundo Canuto, sindicalista, agricultor familiar do município de Janduís e presidente da Credioeste Sol “o ano de 2011 será o ano em que a cooperativa irá dar o um grande salto no seu crescimento de cooperados, nas aplicações, investimentos e quantidade de créditos concedidos a agricultura familiar do oeste potiguar”.

Postado por CENTRO JUAZEIRO no CENTRO JUAZEIRO

Encontro TERRITORIAL: A Importância da ATER para o Fortalecimento da Agricultura Familiar.

No dia 30 de março acontecerá no Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi um Encontro Territorial com as organizações que compõem a ASA e tem por objetivo discutir: A Importância da ATER para o fortalecimento da Agricultura Familiar, organizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar - TERRA VIVA

O encontro reunirá agricultores (as), STR’s, instituições de assessoria e órgãos públicos para debater a assessoria técnica no estado do Rio Grande do Norte.

PROGRAMAÇÃOO horário previsto é das 9 às 17h.

  • Objetivo: Mobilizar agricultores (as) e sociedade civil para debater a situação e perspectivas da assessoria técnica para a Agricultura Familiar, no estado do Rio Grande do Norte;
  • 7h às 8:30h: Credenciamento;
  • 8:30h às 9:00h: Abertura do evento: Vídeo Semeando Agroecologia. REDE Pardal/AVSF/UE;
  • 9:00h às 10:45h: Mesa de debate: Panorama atual da Assessoria Técnica para a Agricultura familiar no RN;
  • 10:45h às 11:00h: Intervalo
  • 11:00h às 12:30: Mesa de debate: A Política de Assessoria Técnica a Agricultura familiar no RN;
  • 12:30h às 14:00h: Intervalo para almoço;
  • 14:00h às 15:30h: Mesa de debate: Caminhos para a Assessoria Técnica a Agricultura familiar no RN;
  • 15:30h às 17:00h: Encaminhamentos e Encerramento.
Fonte: Edimilson José


Seminário Impacto do Agronegócio/Agrotóxicos na Saúde, no Trabalho e no Meio Ambiente

Dia 29 de março acontecerá no Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi o Seminário que tem por finalidade discutir o Impacto do Agronegócio/Agrotóxicos na Saúde, no Trabalho e no Meio Ambiente, a programação está descrita abaixo:

  • Exposição de painéis intitulada Vozes do território: a realidade da vida no campo em Apodi, Açu e Baraúna;
  • Mesa Redonda: Impacto do agronegócio/agrotóxicos na saúde, no trabalho e no ambiente, para a qual foram convidadas: Drª Raquel Rigotto e Drª Andréia Lessa, e, por fim
  • Um ato público com caminhada pelas ruas da cidade de Apodi.
Fonte: Edmilson José

terça-feira, 22 de março de 2011

Evento sobre PRONAF Jovem!

Muitos estudantes estiveram presentes no evento que pretendia discutir Acesso ao Crédito Rural através do PRONAF Jovem. Felipe Barreto - Coordenador do Curso de Zootecnia do IFRN Apodi - realizou a abertura, em seguida João Cavalcante - Agente de Desenvolvimento do BNB - iniciou falando sobre PRONAF, uma palestra completa e de fácil entendimento, explicou todas as linhas de crédito, taxas de juros, formas de pagamento, entre outros, enfatizou o PRONAF Jovem pois era de maior interesse do público presente, em seguida Rosidilson Lopes Gestor Local da EMATER explicou tudo sobre DAP, quais as versões, documentos necessários para emissão da mesma, requisitos para enquadramento. Ao final foram agendadas algumas reuniões técnicas em comunidades locais para maior divulgação do tema.











Fonte: Marcela Félix (Analista de Extensão Rural - EMATER/Apodi)  

domingo, 20 de março de 2011

Palestra sobre PRONAF Jovem


Dia 22 de março acontcerá no IFRN  uma palestra sobre Crédito Rural através do PRONAF Jovem destinada aos alunos do Instituto que estão prestes a concluir o curso de Técnico em Zootecnia. Esta é mais uma atividade que a EMATER pretende realizar em parceria com o IFRN durante 2011. Durante o evento o Engenheiro Agrônomo Rosidilson Lopes de Medeiros irá esclarecer todas as dúvidas sobre o que é DAP (Declaração de aptidão ao PRONAF) e quais os requisitos necessários para emissão da mesma. Também contaremos com a participação de João Cavalcante Feitosa - Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil - que fará uma rica explanação sobre PRONAF .  

sexta-feira, 18 de março de 2011

Distribuição de Mudas de Cajueiro Anão Precoce


A EMATER Apodi distribuiu na última semana 5.500 (cinco mil e quinhentas) mudas de cajueiro anão precoce. Foram beneficiados 50 agricultores familiares, e os mesmos foram instruídos pela equipe técnica para realizarem o plantio correto das mudas, assim mais de 35 hectares foram preenchidos com cajueiro.  

  • Orientações sobre o plantio
As mudas selecionadas devem ser transportadas para o local de plantio com muito cuidado. Deve-se abrir um buraco no meio da cova do tamanho do torrão que está com a muda. Com auxílio de um canivete, corta-se e retira-se o saco plástico. A seguir, coloca-se o torrão com a muda no meio da cova. Completa-se com terra para cobrir o torrão que está com a muda e soca-se levemente com os pés ao redor da muda. Deve-se ter cuidado para que a muda fique na posição vertical. Recomenda-se colocar capim seco, palha ou outros restos de vegetais secos em volta da planta. É importante o cuidado com a muda, pois o cajueiro sofre muito quando a planta não é transportada corretamente no momento do plantio. Também recomendamos um espaçamento de 8m x 8m, e covas com largura e profundidade de 40cm.



Fonte: Marcela Félix (Analista de Extensão Rural - EMATER/Apodi)

terça-feira, 15 de março de 2011

Calendário de Pagamento Garantia-Safra 2009/2010

Já saiu a relação dos agricultores que irão receber o Garantia Safra referente à safra 2009-2010. O pagamento iniciará no dia dezoito de março e segue conforme a numeração do NIS, tal qual se dá com o pagamento dos programas sociais do governo. Ou seja, não há um dia de pagamento específico para o Garantia Safra, o calendário de pagamento é de responsabilidade da Caixa Econômia Federal. Para tirar dúvidas procure o Escritório Local da EMATER de sua cidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Reunião realizada na EMATER com foco na Ciência e Tecnologia!

Hoje realizou-se uma reunião no escritório local da EMATER as 09h30min, em que estavam pesentes Fagner Brito gestor da EMATER Regional Mossoró, Rui Carvalho consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia, Fábio Roberto e Antonio Eron representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e toda a equipe do escritório local da EMATER.

Na ocasião foram discutidas a importância da  Lei orgânica e a instituição dos Códigos de Postura e de Obras municipais, iniciamos uma proposta de elaboração de um plano de desenvolvimento pautado na ciência e tecnologia do município de Apodi, também foram sugeridos e coletados alguns dados para que sirvam de subsidio na elaboração de projetos para o município.




Fonte: Marcela Félix(Analista de Extenão Rural - EMATER/Apodi) 

terça-feira, 1 de março de 2011

Prorrogado o prazo para adesão ao Garantia-Safra!

Ainda dá tempo para o agricultor aderir ao Programa Garatia-Safra (2010/2011), após solicitação do Governo do Estado a Caixa Econômica Federal já foi autorizada a receber o pagamento dos boletos até o dia 04 de março (sexta-feira), embora eles estejam com a data de vencimento para o dia 28 de fevereiro. 

Até o momento em Apodi apenas 204 produtores confirmaram sua adesão.

Fonte: Marcela Félix (Analista de Extensão Rural - EMATER/Apodi)

Apicultores potiguares conquistam certificação internacional!!


A Cooperativa de Apicultores da Serra do Mel (Coapismel) acaba de conquistar o certificado em Comércio Justo. A Certification for Development (Certificação para o Desenvolvimento, em tradução livre) foi concedida pela Fairtrade Labelling Organizacions (Flo-Cert). Selo de comércio justo abre caminho para exportar mel para a Europa. O grupo já tem pedido de uma empresa italiana interessada em comprar o mel potiguar.

A certificação é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte desde 2002, estimulando, por meio de consultorias, a adoção de boas práticas e técnicas de manejo das colméias e dos pastos, além da estruturação do grupo em cooperativa. As ações resultaram na preparação dos produtores para a conquista do certificado, que posiciona o Rio Grande do Norte como o segundo estado brasileiro a ter mel com o selo Fair Trade. Antes, apenas a Casa Apis, no Piauí, detinha essa certificação no país.

Segundo informações da Agência Sebrae, a Coapismel reúne atualmente cerca de 80 famílias que encontraram na criação de abelhas e no cooperativismo uma forma de obter renda. O grupo de agricultores familiares produz grande parte do mel que desce das 23 vilas comunitárias em direção aos entrepostos, que escoam o mel.

Como o próprio nome já sugere, Serra do Mel está entre os principais polos de produção de produto em solo potiguar, ficando atrás apenas do município de Apodi, considerado o maior produtor do estado, com 600 toneladas anualmente. A cooperativa chega a obter por ano cerca de 120 toneladas do produto, no entanto, somado ao que é vendido por apicultores independentes, a capacidade poderá subir até 70%, ultrapassando as 200 toneladas.

“Depois dessa conquista, nosso esforço será trazer para a Coapismel esses apicultores independentes e aumentar a capacidade produtiva da cooperativa. Percebemos o potencial do lugar e começamos o trabalho”, diz o gestor do projeto de Apicultura do Sebrae-RN, Valdemar Belchior, sobre a obtenção do Selo em Comércio Justo e Solidário.

Fonte: Revista Globo Rural

Banco regulariza dívidas rurais com até 85% de desconto

Observando o que dispõe a Lei 12.249, o Banco do Nordeste vem efetuando a remissão e liquidação de dívidas rurais. Regulamentada pelo Ministério da Fazenda por meio do Decreto nº 7.339, de outubro de 2010, a medida já possibilitou a regularização de, aproximadamente, 116 mil operações junto ao banco, o que corresponde a 20% do volume total.

No Rio Grande do Norte, 25.951 operações estão enquadradas na lei. Até o início de fevereiro, 27% destas já haviam sido regularizadas, totalizando cerca de R$ 33,5 milhões.

"Temos uma expectativa bastante positiva de enquadramentos, uma vez que as agências dispõem de todas as informações necessárias para realizá-los. Em pouco mais de três meses de trabalho, foram enquadrados mais de 88 mil clientes", destacou o superintendente da Área de Recuperação de Crédito do BNB, José Andrade Costa.

De acordo com a lei, clientes do Banco com operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e que totalizem o valor máximo de R$ 35 mil poderão liquidar suas dívidas com descontos que chegam a 85%, a depender da localização do empreendimento.

"O recálculo das operações é feito sem quaisquer juros de atraso, multas ou outras sanções, ressaltando que, independente do estágio em que se encontra a cobrança, o cliente pode procurar sua agência de relacionamento e quitar a dívida, tornando-se apto a adquirir novos créditos", explicou o gerente de Terceirização e Cobrança de Crédito do BNB, Rodrigo Bourbon.

Oportunidade contempla cooperativas e associações.

No caso de crédito coletivo - concedido para cooperativas e associações -, o saldo devedor atualizado é dividido pela quantidade de cooperados e associados existentes à época da contratação, a fim de se apurar se a dívida será remida ou liquidada.

A remissão das dívidas beneficia clientes cuja dívida atualizada até 14/06/2010 seja de até R$ 10 mil. Nesse caso, o Banco do Nordeste fará o processo automaticamente, enviando correspondência ao cliente para comunicar o enquadramento. Já para a liquidação com desconto, é necessário aderir ao processo com, no mínimo, um mês de antecedência do prazo estabelecido na lei, cujo encerramento acontece em 30 de novembro.

A medida beneficia, em toda a área de atuação do banco, cerca de 570 mil clientes, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações.

Fonte: O Mossoroense