Assim como já acontece com a carne bovina e as frutas tropicais, a tilápia produzida no Rio Grande do Norte trará aos consumidores informações sobre origem, fabricante e elos da cadeia do produto.
Todas as sete toneladas deste peixe que a Associação de Aquicultores do Apodi (Aquapo) produz mensalmente terão sistema de rastreamento, com dados sobre a qualidade e a procedência do alimento.
Atualmente, toda a produção da entidade é direcionada para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que adquiriu 32 toneladas este ano.
A associação faz parte do programa da Incubadora do Agronegócio de Mossoró, implantado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A iniciativa está sendo viabilizada por meio do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), programa de computador que dá apoio à aquicultura.
Com a ajuda do software, desenvolvido pela Aquabio Aquicultura, o produtor poderá disponibilizar todas as informações referentes ao cultivo e captura do peixe pela internet. Além disso, o pescado produzido pela Aquapo receberá lacre e etiqueta impermeável e autocolante em sua embalagem, o que possibilitará o rastreamento pelo lote do produto, além de informar sobre a procedência das matrizes, método de reprodução, sistema de cultivo, ração utilizada, medicamentos e método de abate. O software já possui registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Fonte: Revista Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço é seu: opine, critique, sugira!