Mais de cinco mil pequenos produtores de 140 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte serão beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura - PAA (Compra Direta). A edição 2011 foi lançada nessa quinta-feira (26) no auditório do Escritório Central da Emater-RN, no Centro Administrativo, em Natal, com a participação de agricultores familiares, prefeitos e representantes de instituições voltadas para o meio rural. Os recursos financeiros, já garantidos, são da ordem de R$ 6,9 milhões.
O Compra Direta é uma ação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executada pelo Governo do Estado através da Emater-RN. Seu objetivo é adquirir dos agricultores familiares produtos beneficiados ou não, como frutas, verduras, derivados do leite, carnes, bolos, doces e biscoitos, e doá-los a instituições como creches, escolas e hospitais públicos, abrigos de idosos. O Compra Direta garante alimentação saudável e de qualidade para pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social em 2.055 instituições cadastradas totalizando 615 pessoas contempladas direta e indiretamente.
Durante a solenidade, o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, representando a governadora Rosalba Ciarlini, ressaltou a importância do Compra Direta como um agente que promove a inclusão social do homem do campo, evitando o êxodo rural através da ocupação e renda. Betinho Rosado ressaltou que a governadora solicitou à Sape a implementação da agricultura com ações que permitam a qualidade de vida da população rural.
O prefeito do município de Ielmo Marinho, na região agreste, Germano Patriota, falando em nome dos demais governantes municipais, fez elogios ao PAA, argumentando que o programa é oportuno porque no interior a maioria da população vive da agricultura. Germano Patriota afirmou que o Compra Direta fortalece a economia dos municípios incentivando a produção rural, garantindo a aquisição dos produtos a preço de mercado e evitando a ação dos atravessadores.
Estão aptos a participar do Compra Direta agricultores inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada fornecedor pode comercializar até R$ 4.500,00 por ano ao Governo do Estado. As notas fiscais das negociações com os agricultores familiares são processadas eletronicamente. O objetivo é evidenciar a transparência e agilizar as ações do PAA.
Fonte: EMATER -RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço é seu: opine, critique, sugira!