O Governo do Estado através do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar, gerenciado pela EMATER, em parceria com a Prefeitura de Apodi estará adquirindo aproximadamente 17,5 toneladas de peixe tilápia.
Destes, 10 toneladas serão distribuídos para a população carente de Apodi durante os dias 26 e 27 de Março (semana santa).
Um total de 37 pescadores foram cadastrados no Escritório Local da EMATER, e o valor do peixe tilápia ficou em R$ 9,5.
O critério para ser beneficiário foi baseado nas pessoas que recebem o bolsa família.
Ao Governo do Estado, por via da EMATER cabe a responsabilidade de administrar o Programa conseguindo os recursos, cadastrando os pescadores e emitindo a nota fiscal para que os mesmos recebam.
A Prefeitura ficou com a responsabilidade de organizar a logistica da distribuição.
Fonte: Marcela Felix (Analista de Extensão Rural - Apodi)
Tilápia: um peixe versátil e rico em proteínas
Conhecida em Angola por Cacusso e no Brasil por Saint Peter. A tilápia se adaptou tão bem às águas brasileiras que muita gente se esquece que ela é exótica. O peixe de água doce é originário do rio Nilo, mas teve seu cultivo iniciado no Quênia, na década de 1920. A partir dos anos 50, ganhou força na criação comercial, ficando atrás só da carpa como espécie de peixe mais explorada em todo o mundo.
Fáceis de alimentar, resistentes a doenças e boas reprodutoras, as tilápias logo se tornam negócio rentável no Brasil. Toleram bem grandes variações de temperatura e água com pouco oxigênio dissolvido.
Por ter carne saborosa, com pouco espinho, baixo teor de gordura - na proporção de 0,9 grama para cada 100 gramas - e de calorias, a aceitação pelos brasileiros foi rápida. Os norte-americanos também gostam tanto que são os principais compradores da tilápia nacional.
O comprimento médio da tilápia é de cerca de 20 centímetros, mas pode chegar a 40 centímetros ao longo dos anos. É um peixe de escamas, com corpo um pouco alongado e com centenas de espécies.
Um fato curioso é que a despesca da tilápia é em choque térmico, para que o peixe não sofra.
Onde encontrar:
As tilápias Saint Peter podem ser encontradas em quase todo o nosso país, lembrando que foram introduzidas.
Preferem viver nos lagos e represas, ou ambientes de água parada, embora também possam ser encontradas em rios com águas rápidas. Normalmente não ficam perto de estruturas, permanecendo nos fundos de argila ou areia procurando comida. O verão é a melhor época para encontrá-las.
As tilápias são espécies oportunistas, que apresentam uma grande capacidade de adaptação aos ambientes lênticos. Além disso, suportam grandes variações de temperatura e toleram baixos teores de oxigênio dissolvido.
Preferem ocupar ambientes mais próximos das margens, de água mais rasa, parada ou com pouca correnteza.
Se o ambiente for favorável e houver abundância de alimentos e temperatura ideal, entre 26º e 28 º C, embora possam tolerar temperaturas de aproximadamente 12°C, porém alimentam-se pouco ou quase nada nesse caso.
Dica:
Uma das melhores iscas é a massa. Existem vários tipos bastante eficazes para elas. Uma bastante simples usa a ração usada como comida e com farinha de trigo para dar liga. É importante que se esfarele quando estiver na água para atrair o peixe.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com
http://revistapescaecompanhia.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço é seu: opine, critique, sugira!