segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Conhecendo a Emater: 53 anos de Extensão Rural

O serviço de assistência técnica e extensão rural surgiu, no RN, em 27 de julho de 1955, através da ANCAR - Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural, tendo como municípios pioneiros Santa Cruz, São Tomé, São Paulo do Potengi e Currais Novos e, como entidade coordenadora, a ANCAR regional, sediada em Recife-PE.
.
Tendo em vista o retardamento das decisões e orientações, devido à existência de uma coordenação a longa distância, foi firmado, em 1958, o primeiro convênio com o Governo do Estado, para facilitar a execução dos trabalhos.
.
Em 1963, o Serviço de Extensão Rural no Rio Grande do Norte já contava com 10 escritórios locais, 14 técnicos e 16 funcionários administrativos, que eram coordenados, a nivel nacional, pela Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural - ABCAR, entidade que existiu até 1974.
.
Em 1971, foi celebrado convênio entre a ABCAR e o Banco do Brasil, transformando o crédito rural supervisionado em crédito rural orientado. 
.
Em 1974, com a extinção da ABCAR, foi criada a EMBRATER - Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, mudança esta que aconteceu no Rio Grande do Norte, que, em 1975, substituiu a ANCAR pela EMATER-RN - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, entidade pública de direito privado, criada através da Lei Estadual nº 4.484/75 e vinculada à Secretaria de Agricultura - SAG.
.
No início da década de 90, com a extinção da EMBRATER e a considerável diminuição dos recursos públicos a condição da EMATER como empresa pública inviabilizou-se. Assim, em 5 de outubro de 1993, com a homologação da Lei nº 6.486, a EMATER transformou-se em Autarquia e passou a se chamar Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - INATERN, vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - SAPE.
.
A partir de 2 de fevereiro de 1995, por força da Lei Complementar nº 129, o INATERN passou a se chamar EMATER-RN, situação que perdura até hoje.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!