quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Emater participa da 2ª etapa do projeto de adaptação do kit Embrapa de Ordenha Manual.

Representantes de Apodi posam pra foto ao lado do pesquisador Guilherme Souza.
.
A Emater-Apodi participou, nos últimos dias 1 e 2, do II Workshop de Tecnologias para Melhorias da Qualidade do Leite de Cabra e Derivados e do I Curso de Multiplicadores para Uso do Kit Embrapa de Ordenha Manual em Cabras Leiteiras, como parte da segunda etapa do projeto de adaptação do kit Embrapa de Ordenha Manual na espécie caprina, que teve como objetivo a formação dos agentes multiplicadores responsáveis pela capacitação dos instrutores, que atuarão diretamente com os produtores.
.
O evento foi realizado em Mossoró-RN e contou com a presença de pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Gado de Leite, além de professores e estudantes da Ufersa, UFPB e IFRN, extensionistas da Emater, presidentes de associações e empresários do ramo de lácteos.
.
Na oportunidade, foram apresentados os diagnósticos das propriedades produtoras de leite de cabra do Rio Grande do Norte e Paraíba e discutidos os problemas enfrentados pelos criadores e empresários na produção e beneficiamento do leite, e as tecnologias disponíveis para a melhoria da qualidade do leite de cabra e derivados, foram ministradas paletras sobre microbiologia e qualidade do leite, prevenção e controle da Mastite, uso de antibióticos e resíduos, ordenha higiênica.
.
Para a validação do Kit, ainda será realizada a escolha das propriedades onde o Kit vai ser usado, acompanhamanto das ordenhas e coleta das amostra de leite, e envio e análises laboratoriais. Ao final de todo o processo, o Kit estará apto a ser usado pelo produtores de leite de cabra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!