sexta-feira, 23 de abril de 2010

Embrapa lança variedade e híbrido de girassol com ciclo precoce e alta produtividade.


Sob a coordenação do melhorista, Claudio Guilherme Portela de Carvalho, o programa de melhoramento genético da Embrapa Soja recomenda esta semana, em Brasília, durante o evento, "Ciência para a Vida", um híbrido e uma variedade de girassol. Bastante produtivos e de ciclo precoce, os lançamentos são adequados a todos os segmentos produtivos. Porém, enquanto um é capaz de resistir ao míldio, o outro apresenta menores custos de sementes e alta concentração de óleo nos grãos, respectivamente.

De acordo com a fitopatologista, Regina Villas Boas de Campos Leite, o teor de óleo encontrado na variedade chega a 48%. Devido ao rendimento extra, os produtores rurais podem conseguir bonificações junto às indústrias.

O girassol não é uma cultura exclusiva na safra, ele entra antecipando a cultura principal ou na safrinha, após a colheita de verão. Essa questão de época de semeadura varia em função da região do agricultor. É importante lembrar que o girassol vai compor mais uma cultura e por isso a precocidade em torno de 100 dias é bastante relevante — diz ela.

Os materiais não exigem cuidados especiais. Considerada uma cultura rústica, o girassol tolera melhor as deficiências hídricas, mas é preciso respeitar uma série de critérios para o sucesso da implantação. Os solos devem ser corrigidos e adequadamente adubados com base em análises prévias. Também é fundamental manter a cultura livre de plantas daninhas e respeitar a época indicada de semeadura para cada região.

Por contar com o cruzamento genético, o híbrido tem uma produtividade maior dentro da média dos similares. Já, a variedade é um material com preço mais acessível e produtividade média em torno de 1500 quilos por hectare, bem próximo ao desempenho brasileiro. No entanto, a produtividade está muito ligada às tecnologias de manejo utilizadas pelo produtor — compara Regina.

Indicados para diferentes Estados produtores, ambos foram testados do Rio Grande do Sul às regiões Nordeste e Centro-Oeste. A Embrapa coordena um programa de rede de ensaio de avaliação de genótipos em que o girassol vem sendo extensamente pesquisado nas mais diversas localidades em parceria com outras outras unidades e instituições de pesquisa.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!