quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Emater-Apodi implanta UTD de Cajueiro.




Técnicos do escritório local da EMATER estiveram na propriedade do Sr. Narciso Manoel da Silva, no sítio Urbano, implantando uma Unidade Técnica Demonstrativa - UTD de cajueiro. O objetivo da UTD é demonstrar e capacitar os produtores de caju da comunidade sobre as alternativas para a recuperação de pomares de cajueiros improdutivos.

Serão utilizadas técnicas de substituição de copas nos cajueiros improdutivos e plantio de mudas enxertadas de cajueiro anão precoce nos espaços vazios, que de maneira conjunta irão incrementar a produtividade e rejuvenescimento do pomar. 

Para substituição de copas foram selecionadas 29 plantas improdutivas, vigorosas e sadias, e que foram cortadas a 40 cm do solo, de onde surgirão as brotações que serão enxertadas.

Substituição de copa.
A técniva foi desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical desde 1989, e apresenta-se como uma alternativa para recuperação dos pomares de cajueiros elevando sua produtividade dos atuais 200 kg/ha para 800 kg/ha, podendo atingir até 1300 kg/ha, dependendo de fatores como a idade e estado das plantas, do espaçamento e do método adotado.

A tecnologia de substituição de copa consiste em rejuvenescer cajueiros de baixa produção ou atípicos, usando-se genótipos superiores de porte reduzido e alta produção, por enxertia por borbulhia. 

A aplicação da tecnologia de Substituição de Copa em cajueiros consiste basicamente em quatro etapas:

• Seleção das Plantas:
A substituição de copas poderá ser realizada em todas as plantas do pomar (substituição total), em fileiras alternadas ou apenas nas plantas improdutivas. Neste caso é necessário controlar a produção individual das plantas por pelo menos três anos consecutivos para subsidiar a seleção daquelas comprovadamente improdutivas, que terão, portanto, suas copas substituídas.

• Corte das Plantas:
Utilizando motosserra, o corte das plantas selecionadas deverá ser realizado por pessoal habilitado, em bisel, a uma altura média de 0,40 m do solo. Devido à oferta natural dos propágulos que serão utilizados na enxertia, a decapitação das plantas deverá ser realizada no período de abril a agosto, para as condições do Estado do Ceará.

• Seleção das Brotações:Com o objetivo de reduzir a competição entre os ramos que funcionarão como porta-enxerto, deve-se iniciar esta operação quando as plantas emitirem as primeiras brotações. Recomenda-se selecionar aqueles mais vigorosos, localizados ao redor do tronco e próximos ao local do corte. A quantidade de brotações depende do número definitivo de enxertos que se deseja no final do processo.

• Enxertia:
A enxertia deverá ser realizada quando as brotações atingirem um diâmetro de cerca de 1 cm. Em pomares com idade variando entre 20 e 30 anos, as brotações estarão aptas à enxertia entre o 3º e o 4º mês após o corte das plantas. O método indicado é a borbulhia em placa.

A utilização da técnica permite a redução do porte das plantas, facilitando tratos culturais, fitossanitários e colheita; enseja produções mais uniformes; possibilita a otimização da área pelo adensamento com cajueiros de porte reduzido e/ou consórcio com culturas anuais.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!