terça-feira, 7 de junho de 2011

MDS investe R$ 5 milhões para melhorar acesso a água nos Territórios da Cidadania .

Para melhorar o acesso à água para consumo das famílias que vivem no Semiárido, especificamente nos Territórios da Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou edital para construção de cisternas de armazenamento da água das chuvas. Só podem concorrer aos recursos, no total de R$ 5 milhões, associações públicas de municípios, ou seja, consórcios públicos.

Entre os critérios para a seleção das propostas, serão avaliadas a caracterização da realidade social e territorial; a situação de insegurança alimentar e nutricional; capacidade de gestão; e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e experiência do consórcio público.

As propostas devem ser enviadas, por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 20 de junho.

O número mínimo de famílias atendidas é de 800.

O resultado da seleção será divulgado dia 12 de julho. Todas as informações estão detalhadas no edital, disponível na página do MDS na internet (www.mds.gov.br).

Programa – A cisterna é uma tecnologia popular de baixo custo que capta e armazena água da chuva em reservatórios construídos com placas de concreto. Permite armazenar 16 mil litros de água para o consumo. A quantidade é o suficiente para o uso de uma família de cinco pessoas durante o período da seca, que pode durar até oito meses. Dessa forma, os moradores não precisam mais se deslocar por longas distâncias para buscar água em açudes, poços e barreiros.

Além de melhorar o acesso à água, o programa amplia a compreensão e a prática da convivência sustentável e solidária com o ecossistema do semiárido. Também é um programa que trabalha com a mobilização comunitária, pois a mão-de-obra para a construção das cisternas é local.

Desde 2003, quando o MDS iniciou o apoio a essa tecnologia popular, já foram construídas 350 mil unidades.

Fonte: Portal do MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!