sexta-feira, 27 de maio de 2011

Compra Direta beneficiará cinco mil agricultores do RN,


Mais de cinco mil pequenos produtores de 140 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte serão beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura - PAA (Compra Direta). A edição 2011 foi lançada nessa quinta-feira (26) no auditório do Escritório Central da Emater-RN, no Centro Administrativo, em Natal, com a participação de agricultores familiares, prefeitos e representantes de instituições voltadas para o meio rural. Os recursos financeiros, já garantidos, são da ordem de R$ 6,9 milhões.

O Compra Direta é uma ação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executada pelo Governo do Estado através da Emater-RN. Seu objetivo é adquirir dos agricultores familiares produtos beneficiados ou não, como frutas, verduras, derivados do leite, carnes, bolos, doces e biscoitos, e doá-los a instituições como creches, escolas e hospitais públicos, abrigos de idosos. O Compra Direta garante alimentação saudável e de qualidade para pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social em 2.055 instituições cadastradas totalizando 615 pessoas contempladas direta e indiretamente.         

Durante a solenidade, o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, representando a governadora Rosalba Ciarlini, ressaltou a importância do Compra Direta como um agente que promove a inclusão social do homem do campo, evitando o êxodo rural através da ocupação e renda. Betinho Rosado ressaltou que a governadora solicitou à Sape a implementação da agricultura com ações que permitam a qualidade de vida da população rural.

O prefeito do município de Ielmo Marinho, na região agreste, Germano Patriota, falando em nome dos demais governantes municipais, fez elogios ao PAA, argumentando que o programa é oportuno porque no interior a maioria da população vive da agricultura. Germano Patriota afirmou que o Compra Direta fortalece a economia dos municípios incentivando a produção rural, garantindo a aquisição dos produtos a preço de mercado e evitando a ação dos atravessadores.

Estão aptos a participar do Compra Direta agricultores inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada fornecedor pode comercializar até R$ 4.500,00 por ano ao Governo do Estado. As notas fiscais das negociações com os agricultores familiares são processadas eletronicamente. O objetivo é evidenciar a transparência e agilizar as ações do PAA.

Fonte: EMATER -RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!