terça-feira, 13 de setembro de 2011

Academia Brasileira de Extensão Rural defende criação de empresa para substituir extinta Embrater

Audiência realizada na Câmara discute a criação de uma entidade federal para coordenar ações de assistência técnica e extensão rural no país

O presidente da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber), Hur Ben Correia da Silva, afirmou que há no Brasil, atualmente, cinco milhões de famílias vivendo em áreas rurais. Desse total, segundo ele, apenas 1,5 milhão é atendida pelos serviços de extensão rural dos Estados. Entre as famílias que vivem no campo, ele disse que um milhão vive em condições de miséria.


Correia está participando, nesta terça, dia 13, de audiência pública na Câmara dos Deputados que discute a proposta de criação de uma entidade federal para coordenar as ações de assistência técnica e extensão rural no país.


Segundo ele, esse serviço, que hoje é oferecido pelos governos estaduais, é responsável por levar todas as políticas públicas para as pessoas do campo, entre elas, ações importantes do governo federal, como o Bolsa Família e o Pronaf.
Correia lembra que o Brasil já teve uma empresa nacional responsável pela extensão rural, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), que existiu entre 1975 e 1990, mas que foi extinta e passou as suas responsabilidades para os Estados, por meio das Ematers. Ao todo, os Estados investem cerca de R$ 1,5 bilhão nessa área por ano.

Segundo ele, os esforços trouxeram avanços, mas não são suficientes para as atuais demandas dos agricultores brasileiros. Por isso, ele defendeu a criação de uma entidade nacional que coordenaria um sistema único de assistência técnica e extensão rural no país, implementaria um plano nacional, fiscalizaria e executaria os recursos destinados a essa atividade.

A audiência está sendo realizada pela Subcomissão Especial da Agricultura Familiar, da Extensão Rural e das Energias Renováveis, ligada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O debate foi sugerido pelo presidente da subcomissão, deputado Zé Silva (PDT-MG).

Fonte: agricultura.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!