Na tarde da última quinta-feira (28), os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo (Mtur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Nacional e do Rio Grande do Sul (Sebrae), se reuniram, em Brasília (DF), para apresentar o projeto Talentos do Brasil Rural. O encontro contou com a participação de entidades do setor de bares e restaurantes, hotéis, agências de viagem e turismo, entre outras, para a formação de uma parceria para o desenvolvimento do projeto.
O Talentos do Brasil Rural tem como objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Esta iniciativa é parte integrante do acordo de cooperação assinado, em 2009, entre o MDA e Mtur e que inclui um conjunto de ações que visam identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil.
Na abertura, o secretário-executivo do MDA, Daniel Maia, destacou a importância desta parceria para a geração de oportunidades para os diversos segmentos como bares, restaurantes, hotéis, além dos agricultores familiares. Para Maia, este projeto vai desenvolver as potencialidades, além de ser fundamental para a perspetiva de geração de renda, de sustentabilidade e permanência no campo. “A partir destes produtos e serviços, será possível conquistar mercados, fortalecer mercados e, principalmente, fortalecer a agricultores familiares e assentados da reforma agrária”, disse.
O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPTur/MTur), Carlos Silva, também ressaltou a relevância do Talentos do Brasil Rural, do trabalho conjunto entre agricultura familiar e compradores de produtos e da troca de experiências que será possível com a realização do projeto. “Isso significa fazer escoar a produção”.
Potencial da agricultura familiar.
O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Arnoldo de Campos, fez a apresentação do projeto. Segundo ele, a agricultura familiar tem um grande potencial para a comercialização de produtos agroindustriais e de artesanato, além de ser um atrativo turístico. “O projeto representa uma iniciativa para estruturar este setor produtivo no sentido de fazer com que o turista consuma serviços, ao viajar para o destino rural, seja no consumo de produtos da agricultura familiar ou no descolamento até um destino turístico rural”, avalia Campos.
Com abrangência nacional e foco no mercado das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, o projeto prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e de mercado, ações de promoção e comercialização dos produtos da agricultura familiar em todas as regiões do País, além da qualificação de empreendimentos da agricultura familiar.
Esta qualificação será realizada por meio de uma seleção de empreendimentos da agricultura familiar. Serão selecionados 125 empreendimentos divididos em 4 categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural)
O projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e oferta de produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.
O Talentos do Brasil Rural tem como objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Esta iniciativa é parte integrante do acordo de cooperação assinado, em 2009, entre o MDA e Mtur e que inclui um conjunto de ações que visam identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil.
Na abertura, o secretário-executivo do MDA, Daniel Maia, destacou a importância desta parceria para a geração de oportunidades para os diversos segmentos como bares, restaurantes, hotéis, além dos agricultores familiares. Para Maia, este projeto vai desenvolver as potencialidades, além de ser fundamental para a perspetiva de geração de renda, de sustentabilidade e permanência no campo. “A partir destes produtos e serviços, será possível conquistar mercados, fortalecer mercados e, principalmente, fortalecer a agricultores familiares e assentados da reforma agrária”, disse.
O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPTur/MTur), Carlos Silva, também ressaltou a relevância do Talentos do Brasil Rural, do trabalho conjunto entre agricultura familiar e compradores de produtos e da troca de experiências que será possível com a realização do projeto. “Isso significa fazer escoar a produção”.
Potencial da agricultura familiar.
O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Arnoldo de Campos, fez a apresentação do projeto. Segundo ele, a agricultura familiar tem um grande potencial para a comercialização de produtos agroindustriais e de artesanato, além de ser um atrativo turístico. “O projeto representa uma iniciativa para estruturar este setor produtivo no sentido de fazer com que o turista consuma serviços, ao viajar para o destino rural, seja no consumo de produtos da agricultura familiar ou no descolamento até um destino turístico rural”, avalia Campos.
Com abrangência nacional e foco no mercado das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, o projeto prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e de mercado, ações de promoção e comercialização dos produtos da agricultura familiar em todas as regiões do País, além da qualificação de empreendimentos da agricultura familiar.
Esta qualificação será realizada por meio de uma seleção de empreendimentos da agricultura familiar. Serão selecionados 125 empreendimentos divididos em 4 categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural)
O projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e oferta de produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.
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