terça-feira, 24 de novembro de 2009

Agricultores Familiares serão qualificados para a Copa de 2014.

Os agricultores familiares se preparam, a partir do início do ano que vem, para a Copa de 2014, que será realizada no Brasil. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Turismo (MTur) irão realizar uma série de capacitações dos empreendimentos agroindustriais e de serviços da agricultura familiar, visando a agregação de valor e a geração de renda tendo como motivo o evento esportivo que acontecerá no País daqui a quatro anos. De acordo com dados do MTur, o Brasil receberá mais de 500 mil turistas estrangeiros com a realização da Copa daqui a quatro anos.

Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a ação visa a qualificação dos produtos da agricultura familiar para o mercado do turismo, além de proporcionar a “valorização dos aspectos naturais e culturais das comunidades e dos destinos turísticos”.

Campos explica que, o produto da agricultura familiar, quando associado à identificação de seu local de origem, contribui para a promoção do destino turístico. Já as visitas a propriedades rurais permitem aos turistas encontrar culturas e realidades distintas das que estão acostumados a viver.

A intenção do MDA é preparar os produtos da agricultura familiar para estarem presentes em hotéis, restaurantes, além da promoção de destinos próximos as 12 cidades-sedes da Copa. Nestas cidades, os turistas poderão conhecer um pouco mais da realidade da agricultura familiar, por meio do turismo rural, seja hospedado em um hotel-fazenda, participando de uma caminhada ecológica ou conhecendo um restaurante colonial, entre outros. “Isso vai permitir, ainda, que os turistas aumentem seu tempo de permanência e os gastos médios nos destinos da Copa 2014 no Brasil”, destaca Campos.

Parceria.
Esta ação integra o termo de cooperação técnica assinado entre MDA e MTur para a implementação, em conjunto, de ações de identificação, organização, promoção e fortalecimento entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil. A parceria tem o objetivo de gerar renda para os agricultores familiares e agregar valor à oferta turística. Além disso, serão fortalecidos os segmentos de turismo rural e ecoturismo e ampliado o acesso ao crédito rural para o turismo por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!