quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Plantar milho será um bom negócio em 2011.


Isso porque está prevista uma redução dos estoques mundiais e os preços provavelmente serão remuneradores, garantindo rentabilidade ao produtor. 

De acordo com o último relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), a queda na safra mundial de milho passará de 7 milhões de toneladas no ciclo 10/11, quando a produção deverá chegar a 819,6 milhões de toneladas.

A redução será provocada principalmente pela queda da produção brasileira e americana. No relatório do mês de setembro, a estimativa indicava produção de 334,2 milhões de toneladas na safra americana e, agora, não deverá passar de 321,6 milhões. Para o Brasil, o Usda prevê uma queda maior: cinco milhões de toneladas. A produção deverá encolher de 56 milhões de toneladas, na safra 09/10, para 51 milhões de toneladas, no próximo ciclo. Já o consumo mundial deverá ser de 835,36 milhões de toneladas.

"Seria muito bom se pudéssemos plantar uma grande safra, pois certamente teremos mercado com preços compatíveis no próximo ano", afirma o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro. 

"Para o Brasil, seria uma oportunidade fantástica por causa dos preços. Acredito que o milho será um grande negócio para o próximo ano em função da queda da produção mundial.", avalia Fávaro.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) lembra que, com as possíveis quedas na produção e aumento no consumo, a relação estoque/consumo caiu para o segundo menor valor das últimas três décadas, 15,9%, ficando atrás apenas da safra 06/07, com 15,2%.
 
Leia Também:

Um comentário:

  1. A PRIMEIRA IMPRESSAO E DE UMA BOA ESPECTATIVA,MAS COM A REDUÇAO DE AREAS PALNTADAS EM OUTROS PAISES A DEMANDA POR MILHO AQUI NO BRASIL SERA MAIOR,COM MELHORES PREÇOS SERA MAIS INTERESSANTES VENDES NO MERCADO EXTERNO,ISSO CAUSARA AUMENTO POR EXEMPLO DA CARNE BOVINA,SUINA E DE FRANGO,POR QUE A BASE ALIMENTAR DESSES SETOR E O MILHO,PORTANTO O PREÇO SOFRERA UM AUMENTO NO MERCADO INTERNO,RES, ALIMETOS MAIS CAROS NA MESA DOS BRASILEIROS.

    ResponderExcluir

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!