sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Emater-Apodi capacita jovens na UTD de Cajueiro.




Extensionistas do escritório local de Apodi e do regional de Mossoró ministraram uma oficina sobre enxertia de cajueiro, no último dia 19. O treinamento faz parte da programação da UTD de Cajueiro, implantada na propriedade do Sr. Narciso Manoel da Silva, no sítio Urbano, e tem como objetivo capacitar os agricultores para que eles implantem nas suas propriedades a técnica de substituição de copas. A  enxertia é o segundo passo da técnica.

Foram enxertadas 29 plantas, utilizando a enxertia por borbulhia. Os propagos, da variedade CCP 76 (de castanha e pseudofruto), vieram da Serra do Mel e foram enxertados nas plantas que haviam sido preparadas desde a primeira visita dos técnicos, quando foi implantada a Unidade Técnica Demonstrativa.

Está prevista uma nova visita, no início de dezembro, para a retirada das fitas de união do enxerto, eliminação do excesso de brotações, e verificação da porcentagem de 'pegas' do processo.

Enxertia por borbulhia.
A técnica consiste na justaposição de uma gema, ou borbulha, retirada da planta, sobre o porta-enxerto. Gema e porta-enxerto (na região de enxertia) devem apresentar a mesma consistência herbácea, garantindo a sobrevivência e acelerando o processo de cicatrização.

A borbulhia apresenta inúmeras vantagens em relação a outros processos de enxertia: pode ser executada em pleno sol, facilitando o processo de aclimatação de muda; o porta-enxerto pode ser reaproveitado no caso de insucesso do primeiro enxerto; realizada no período seco, por causa da disponibilidade do material propagativo, permite a oferta de mudas no período chuvoso; reduz o tempo de formação de muda enxertada em pelo menos 30 dias; promove maior rendimento do que enxertia convencional por garfagem.

Além disso, a técnica de enxertia por borbulhia viabiliza a substituição de copa de plantas jovens e adultas. 

Leia Também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!