quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SEMENTES SÃO DISTRIBUIDAS PELA EMATER


A EMATER Apodi iniciou a entrega de sementes na última sexta-feira(18/02). O município foi contemplado pelo Governo do Estado com 3.660 kg de feijão, 3.660 kg de milho, 2.700 kg de sorgo e 6.000 kg de algodão. A norma para distribuição do milho, feijão e sorgo é a seguinte:

• É necessário que o banco de sementes seja cadastrado na EMATER e Secretaria de Agricultura do Estado (BANCO DE SEMENTES / ON LINE).

Banco de sementes é um sistema organizacional capaz de reunir produtores e produtoras de forma democrática e participativa em torno do objetivo comum, sustentada pela vontade e afinidade de seus integrantes. Os bancos de sementes operam com um sistema de devolução onde o agricultor devolverá a seu respectivo banco o dobro da quantidade de sementes adquirida, isto é, no final do cultivo o agricultor que adquiriu 1kg de sementes devolverá 2kg daí a denominação “Bancos de Sementes”.

O município de Apodi possui hoje dezoito bancos já cadastrados e mais de novecentos produtores inscritos nos mesmos. Para criar um banco de sementes em sua comunidade, caso ainda não possua procure os técnicos da EMATER para maiores esclarecimentos.

Já as sementes de algodão beneficiarão aproximadamente cem agricultores familiares e serão plantados em uma área prevista de quinhentos hectares.

Fonte: Marcela Félix (Analista de Extensão Rural EMATER/Apodi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!