segunda-feira, 4 de abril de 2011

Comissão da Câmara dos Deputados discutirá uso de agrotóxicos em alimentos.

Audiência pública debaterá também a fiscalização dos produtos e as consequências do seu uso.

A Comissão de Seguridade Social e Família discutirá, nesta quinta, dia 7, o uso de agrotóxicos nas lavouras e a possível contaminação dos alimentos. A audiência pública, que será realizada no Dia Mundial da Saúde, vai discutir também a fiscalização desses produtos e as consequências do seu uso para a população.

Foram convidados a presidente da Confederação Nacional de Agricultura, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, o coordenador do Fórum Nacional de Agrotóxicos, procurador Pedro Luiz Serafim da Silva, e o coordenador da Secretaria Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores, Raul Krauser.

O deputado Padre João (PT-MG), que sugeriu o debate, ressalta que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Citando dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage), o parlamentar afirma que o país comercializou, legalmente, quase 1 bilhão de litros de agrotóxicos em 2009 – o que significa que cada brasileiro consumiu 5,2 kg do produto ao longo do ano.

Além disso, Padre João alerta que, segundo a Fiocruz, mais de 3 mil pessoas sofreram intoxicação por agrotóxicos em 2007, por acidente ou por uso durante o trabalho.

—Além das alterações nas fórmulas, são encontrados desde produtos com nível tóxico acima do limite, até problemas no controle de qualidade e substâncias fora da data de validade — aponta o deputado.


Fonte: Canal Rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!