segunda-feira, 28 de março de 2011

Vacinação Contra Aftosa no RN é adiada!


A campanha de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Norte tem nova data. Assim como no restante do Brasil, o rebanho bovino do estado começará a ser vacinado no mês de maio, e não mais em abril, como estava marcado.

O Ministério da Agricultura recebeu pedido de mais 25 estados para o adiamento da campanha. Segundo o diretor geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN), Rui Sals Jr.o principal motivo para alteração da data é o custo da vacina, que chegaria ao produtor 30% mais cara, caso fosse comprada antes de maio.

"A campanha seria iniciada no dia 1º de abril, mas foram apontadas dificuldades pelo IDIARN em relação ao custo da vacina e 25 estados já tinham feito esse adiamento. A primeira etapa será em maio e a segunda passa de outubro para novembro", explicou o secretário estadual de Agricultura, Betinho Rosado.

Caso o RN adquirisse a vacina sozinho, além de arcar com o aumento de preço, teria que vacinar o gado dos outros estados que entrassem no estado. De acorco com o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária do IDIARN, Marcelo Maia, a unidade da vacina custa entre R$ 1,55 e R$ 1,60 e caso fosse comprada pelo estado isoladamente teria um acréscimo de 30% no valor final.

Como a segunda etapa da vacinação acontecerá somente em novembro, após a Festa do Boi, a expectativa para que o RN mude de zona de médio risco para zona livre da doença ficará para o ano de 2012.
De acordo com o secretário. o fato não altera a frequência de criadores de outros estados no evento, visto que as demais localidades também estarão na mesma situação.

Para ser zona livre de aftosa é necessário que o estado vacine 90% do rebanho, que hoje tem cerca de 950 mil cabeças de gado. A mudança também deverá ser feita em conjunto com os demais estados nordestinos.

Fonte:Diário de Natal (26/03) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!