terça-feira, 26 de abril de 2011

Alto Sertão da Paraíba terá nova unidade beneficiadora de mel.

Construção vai atender às exigências de higiene, fabricação e qualidade do Ministério da Agricultura.

Os apicultores do município de Poço José de Moura, PB, vão ganhar mais uma unidade de beneficiamento de mel, onde serão realizadas a extração e a preparação básica para a comercialização dos produtos.

A iniciativa é da Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano (Aspa) em parceria com o Sebrae, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o governo do estado.

Como a construção deve atender às exigências de higiene, fabricação e qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os apicultores visitaram a Unidade de Beneficiamento de Mel no Sítio Papagaio, em Cacimba de Areia, para observar sua estrutura física. Localizada no sertão paraibano, a usina servirá de referência para a construção da nova Casa do Mel, em Poço, que deverá seguir as mesmas especificações.

“A visita foi de grande valia, pois os apicultores e o engenheiro viram que, com os recursos já disponíveis, é possível construir uma nova unidade na cidade”, destaca Sônia Martins, gestora do Projeto Apicultura Sustentável do Sebrae, em Patos. A nova unidade também poderá funcionar com o registro regularmente legalizado de unidade de processamento cedida pelo Mapa.

O mercado do mel na Paraíba obteve grande crescimento nos últimos anos. De acordo com a Agência Sebrae, o setor teve um aumento de 273,2% entre 2004 e 2009 e desponta como oportunidade de negócio para pequenas cooperativas de diversas regiões do estado como Mata Paraibana, Brejo, Curimataú, Seridó e Sertão.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção saltou de 73 mil quilos, em 2004, para 272,5 mil quilos, em 2009, no último dado da pesquisa. Somente o município de Catolé do Rocha concentra metade da produção do Estado (136,7 mil). Em 2009, o valor comercializado atingiu  R$ 1,142 milhão.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!