sábado, 16 de abril de 2011

Controle na entrada de animais no RN!

O Rio Grande do Norte aparece na lista dos Estados com foco da anemia em cavalos, juntamente com os Estados das Alagoas, Amazônia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Pará, Piauí, Roraima, São Paulo e Sergipe. A gravidade da doença atinge não somente o setor agropecuário, mas também a saúde humana, uma vez que a doença é transmissível.

De acordo com diagnóstico do Centro de Zoonoses de Mossoró, desde 2007 já foram registrados 15 casos de anemia infecciosa equina até o ano passado. A gravidade da doença levou o Ministério Público de Mossoró, através dos promotores Guglielmo Marconi Soares de Castro, a abertura de um inquérito civil público para apurar as causas do problema.

O ministério público acompanha as providências destinadas à fiscalização, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do Mormo e da Anemia Infecciosa Equina na cidade. O alerta veio depois do conhecimento da confirmação da doença no estado. O problema pode chegar ao humano e causar a morte, uma vez que ainda não existe tratamento para doença, apenas formas de prevenção.

A primeira medida é que deve ser encaminhada ao MP uma relação de criadores de animais (equinos, asininos e muares) da cidade de Mossoró e Serra do Mel, com a quantidade da criação. Além da detecção de eventuais diagnósticos das doenças.

A intenção é traçar os procedimentos que serão adotados em relação aos animais oriundos de outros onze Estados brasileiros onde foram confirmados casos. A documentação deve ser entregue ao MP dentro do prazo de 15 dias.

Fonte: Jornal de Fato

Postado por EMATER -FELIPE GUERRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!