segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Apicultores potiguares produzem própolis vermelha

O setor apícola do Rio Grande do Norte é o sétimo maior exportador de mel do Brasil. Estimulados pela capacidade produtiva e demanda crescente de consumidores, apicultores do município de Touros, a 100 quilômetros de Natal, resolveram apostar na produção de própolis vermelha.

A novidade é coletada por abelhas africanizadas de diversas partes das plantas, como brotos e botões florais. O material é extraído, principalmente, de vegetação presente em áreas de mangue.

Além das propriedades medicinais reconhecidas, e utilizadas, principalmente pela indústria farmacêutica, a própolis vermelha possui uma agregação de valor diferenciada em relação à própolis verde, o tipo mais comum. O quilo do produto pode ser comercializado a R$ 450.
Ainda neste ano, serão construídos os primeiros apiários para a colheita do produto. A partir desta quarta-feira (9/11), apicultores receberão capacitação para processamento e produção do pólen, desde a instalação de apiários até o beneficiamento, que requer um manejo específico para o produto.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!