quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"O Grito dos Criadores de Apodi".



O blog Emater-Apodi abre espaço para nossos leitores e publica uma carta que recebeu, através de e-mail, e que retrata a atual situação de seca e desespero dos agricultores de Apodi e região. Veja a carta na íntegra:

"Car@s,

Estamos muito preocupados com a atual situação dos nossos criadores em consequência da forte estiagem que passa o nosso municipio e região.

Em várias propriedades já não existe mais nada de pasto e pouquissima água para os animais.

Na chapada ainda tem como alternativa alimentar a macambira. No vale quem tem condições financeiras está fazendo irrigação (sorgo, milho, etc). Mas, a situação dificil mesmo é na região da PEDRA, lá nem tem forragem nem água. O que ainda resta é o XIque-xique, mas, tem um agravante, falta a mão-de-obra.

A esperança é o MILHO DA CONAB, que estava sendo vendido a um preço bem abaixo do praticado no comércio. Mas, infelizmente acabou todo o estoque nas unidades da Conab do RN.

Encaminhamos vários cadastros de criadores para a conab e ainda estamos continuamos fazendo cadastro para serem enviando. Esperando que chegue milho o mais breve possível, pois se não, o nosso rebanho: Bovino, caprino e ovino vai ter uma grande redução.

E ainda tem o problema do leite. Pois os criadores que fornecem o leite para o governo do estado já estão a mais de 3 três quizenas sem receber. Já existe rumores de que este programa irá acabar por falta de recurso, segundo o presidente do Sindicato dos Laticinios, Sr. Dalton Filho. Só esperamos que a futura Governadora Rosalba, retome esse importantissimo programa social, dando mais importância aos produtores, pois esses vivem dessa atividade.

Vamos rezar e pedir muito a Deus para que tenhamos um bom inverno no próximo ano. E orientar cada vez mais os nossos criadores para se prepararem para situações com essa, pois vivemos no SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. e. seca por aqui nunca vai ser novidade.

Fábio Roberto Dantas Gurgel
ADRS / Coordenador de Agricultura de Apodi"


Comente, discuta este problema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!