sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PGPAF de outubro concede bônus a 23 culturas.

Neste mês de outubro, agricultores familiares poderão contar com bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) em 23 culturas. São elas: açaí, algodão em caroço, arroz longo fino em casca, babaçu, borracha (extrativista) – bioma amazônia, borracha natural, café arábica, café conillon, cará/inhame, castanha de caju, cebola, feijão, leite, mamona, milho, pequi (fruto), piaçava (fibra), pó cerífero de carnaúba, sisal, sorgo, tomate, trigo e triticale.

Os preços de mercado e o
bônus de desconto referem-se ao mês de setembro de 2010 e têm validade para o período de 10 de outubro a 9 de novembro de 2010.

O produto com o maior bônus este mês é a
borracha (extrativista) – bioma amazônia (64,29%) no estado do Acre. Já a cultura com maior número de estados que contam com o bônus é o sorgo (8 estados). Para esta cultura, o maior bônus é no estado do Mato Grosso, com 33,96%.

Segundo
Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde a diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia. 

No RN.
Este mês, o RN foi contemplado com 5 produtos, são eles: Algodão em Caroço (bônus de 8,97%); Castanha de Caju (bônus de 11,20%); Pó-cerífero de Carnaúba - tipo A (bônus de 0,5%); Sisal (bônus de 20,19%) e Sorgo (bônus de 1,05%).  
 
Clique aqui para acessar a lista completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!