quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Publicado Zoneamento Agrícola para o feijão caupi e o algodão herbáceo


Os municípios mais indicados para o plantio de feijão caupi e algodão herbáceo na Paraíba, em Pernambuco, no Ceará e no Rio Grande do Norte foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (05/10), nas portarias nº 336 a 343.

A variedade caupi, também conhecida como feijão-de-corda ou macassar, precisa de quantidades de água bem distribuídas durante o ciclo de reprodução. O grão, que é fonte de proteínas e alimento básico para grande parte da população da região do Nordeste, não pode ser cultivado em temperaturas muito elevadas. A referência é a máxima de 34ºC e a mínima de 18ºC.

O Algodoeiro e recomendações.
O algodoeiro (Gossypium hirsutum L. r. latifolium Hutch) é extremamente sensível às condições de temperatura, umidade do solo e chuvas na colheita.

Dependo do clima e da duração do ciclo, o algodoeiro necessita de 700 mm a 1300 mm de precipitação pluvial para seu bom desenvolvimento, sendo que 50% a 60% de suas necessidades hídricas ocorrem no período de floração e formação do capulio. Tanto o déficit hídrico como o excesso de umidade, no período compreendido entre 60 e 100 dias após a emergência, podem induzir à queda das estruturas frutíferas e comprometer a produção, pois, aproximadamente, 80% das estruturas responsáveis pela produção do algodoeiro são emitidas neste período.

A cultura apresenta larga adaptação a diferentes tipos de solos. Entretanto, nos solos rasos, excessivamente arenosos, demasiadamente argilosos ou siltosos o cultivo da espécie deve ser evitado.

Foram indicadas para o plantio no RN, segundo a Portaria nº 339, as cultivares: 
- GRUPO I: fabricadas pela EMBRAPA: BRS Acacia, BRS Rubi, BRS Safira, BRS Sucupira e BRS Verde.
- GRUPO II: fabricadas pela BAYER S/A: FM 910, FM 966 LL e FM 993. Fabricadas pela EMBRAPA: EMBRAPA 113.

Para o município de Apodi, foi recomendado o plantio de CULTIVARES DO GRUPO I, em solos do tipo 2 e do tipo 3 , de 11 de janeiro a 10 de fevereiro; e CULTIVARES DO GRUPO II, em solos do tipo 2 e do tipo 3, de 11 a 31 de janeiro.

O Feijoeiro e recomendações.
O feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp), conhecido também como feijão-de-corda ou feijão macassar, constitui-se em fonte de proteínas e alimento básico para grande parte da população da Região do Nordeste brasileiro.

No Brasil é cultivado, predominantemente, na região semiárida do nordeste e em pequenas áreas da Amazônia. As temperaturas ótimas para o bom desenvolvimento da cultura estão na faixa de 18ºC a 34ºC. Temperaturas elevadas prejudicam o crescimento e o desenvolvimento da cultura, exercendo influência sobre o abortamento de flores, o vingamento e a retenção final de vagens, afetando, também, o número de sementes por vagem.

O Caupi exige um mínimo de 300 mm de precipitação ao longo do ciclo. As limitações hídricas estão mais relacionadas à distribuição pluvial do que à quantidade total de chuvas ocorridas durante o ciclo. Déficit hídrico, próximo e anterior ao florescimento, pode ocasionar severa retração do crescimento vegetativo, limitando a produção.

Foram indicadas para o plantio no RN, segundo a Portaria nº 343, as cultivares:
- GRUPO I: CCA/UFC: Sempre Verde; EMPARN: Potiguar e Riso do Ano; EMBRAPA: BRS Tumucumaque; IPA: IPA 206.
- GRUPO II: CCA/UFC: Setentão; EMBRAPA: BRS Potengi; IPA: IPA 205.

Para o município de Apodi, foi recomendado o plantio de CULTIVARES DO GRUPO I e CULTIVARES DO GRUPO II, em solos do tipo 2, de 1º a 20 de fevereiro,  e em solos do tipo 3, de 1º de fevereiro a 31 de março.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!