quarta-feira, 25 de maio de 2011

América Latina possui maior biodiversidade do mundo.

A América Latina e o Caribe concentram a maior extensão no mundo de florestas dedicadas à conservação da biodiversidade, com 26% dos 366 milhões de hectares destinados a esta função em nível global, informou nesta terça-feira (24/05) a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A FAO destacou que a América do Sul, a América Central, o México e o Caribe acolhem mais de 97 milhões de hectares cuja principal função é conservar a diversidade biológica.

"Bilhões de pessoas dependem das florestas, e cada um dos habitantes do planeta se beneficia delas", informou em comunicado o oficial encarregado do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Alan Bojanic. "A biodiversidade das florestas é fonte de alimentos e remédios e dezenas de produtos madeireiros e não madeireiros", afirmou Bojanic.

A organização destacou que as florestas representam "um dos depósitos mais importantes de diversidade biológica terrestre" e cumprem, além disso, um importante papel na retenção de carbono e na redução das emissões de gases do efeito estufa.

Segundo dados da FAO, a área florestal dedicada à conservação da biodiversidade aumentou em mais de 95 milhões de hectares desde 1990 em nível mundial. Na América Latina e no Caribe, a superfície desse tipo de área cresceu em 3 milhões de hectares anuais desde 2000.

No total, a região possui cerca de 50% das florestas primárias do mundo, as maiores no ponto de vista da biodiversidade e da conservação, as quais cobrem mais de 663 milhões de hectares. 
Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!