quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Começa hoje a 2ª etapa da campanha contra a Febre Aftosa.




Febre Aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. Os animais doentes têm feridas na boca, nas tetas e entre as unhas. Apartam-se dos outros, babam, não comem e não bebem. 

É transmitida por animais ou materiais infectados, veículos, equipamentos e pessoas que tiveram contato com o vírus. Em caso de suspeita da doença, isole os animais e comunique à Defesa Agropecuária, à Secretaria de Agricultura ou EMATER mais próxima.

Somente com a vacinação você pode prevenir que seu gado não se contamine e com a declaração de vacina é que nosso Estado vai ser considerado território livre da aftosa. Por isso, faça sua declaração no escritório da EMATER ou do IDIARN da sua cidade. Somente com a declaração do rebanho você pode obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), indispensável para permissão de circulação do seu rebanho.

Todos os bovinos e bubalinos (inclusive os recém-nascidos) devem ser vacinados na data correta e seguindo todas as orientações do IDIARN e EMATER.

A vacina deve ser comprada com antecedência, deve ter o selo de garantia e ser mantida entre 2° e 8°C. Confira na loja se a vacina está conservada na temperatura certa, ao comprá-la solicite caixa térmica (isopor) com muito gelo, 3 parte de gelo para 1 de vacina, e exija a nota fiscal específica, com seu nome, CPF ou CNPJ, pois a nota é necessária para legalizar a vacinação e retirar a GTA. 

A aplicação pode ser subcutânea ou intramuscular. A subcutânea é feita embaixo da pele, com agulha de 15x15, a intramuscular é feita no músculo, mais profundamente, com agulha de 20x20.


Atenção, agricultor!

- A segunda etapa de vacinação contra aftosa começa dia 01/10 e termina dia 31/10;
- O prazo para declarar a vacinação é até dia 20 de novembro, dirija-se à  EMATER;
- Mantenha a vacina a uma temperatura entre 2° e 8°C, se a vacina sair da temperatura indicada ela perde completamente seu efeito e estará sujeita à apreensão pela Defesa Agropecuária;
- Nunca guarde a vacina no congelador;
- Não vacine animais doentes;
- Agite o frasco antes de carregar a seringa;
- Aplique a dose certa da vacina (5ml), para garantir a eficácia da vacinação;
- Gado sem vacinação tem trânsito proibido e o criador está sujeito à multa de R$ 21,20 por animal.

Em caso de dúvidas, ligue para o IDIARN: 0800 281 0055, a ligação é de graça. 

Leia Também:
Anvisa recomenda a proibição de dois agrotóxicos.
Ministério do Meio Ambiente regulamenta o uso das reservas legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!