segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Anvisa recomenda a proibição de dois agrotóxicos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o banimento de uso, em todo país, do ingrediente ativo endossulfam, agrotóxico utilizado no cultivo de algodão, cacau, café, cana de açúcar e soja. A indicação, publicada na Consulta Pública 61, na última sexta-feira, também prevê a suspensão da importação e do registro de novos agrotóxicos a base dessa substância.
.
Já para o ingrediente ativo acefato, a Consulta Pública 60 apontou para a proibição imediata de uso nas culturas de amendoim, batata, brócolis, citros, couve, couve-flor, cravo, crisântemo, feijão, fumo, melão, pimentão, repolho, rosa e tomate. O acefato só poderá ser usado em algodão e soja, até 31 de outubro de 2013.
.
A Anvisa também recomendou a proibição de uso doméstico e em jardinagem do acefato e restringiu a ingestão diária aceitável do produto de 0,03 mg/Kg de peso corpóreo/dia para 0,0008 mg/kg de peso corpóreo/dia. Essa substância também não poderá ser aplicada de forma manual e costal (bombas nas costas).
.
As restrições de uso desses dois ingredientes ativos de agrotóxicos é baseado em estudos que apontam para graves danos de saúde relacionados ao uso dessas substâncias. Além disso, o acefato e endossulfam já foram banidos em vários países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!