segunda-feira, 7 de junho de 2010

Técnicos da Emater/RN vão monitorar doenças que acometem caprinos e ovinos.

Técnicos da Emater-RN realizaram na manhã da última sexta-feira, 4 de junho, na sede da instituição, uma reunião com representantes da Embrapa Caprinos, a UFRN, e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Ancoc) sobre formas de monitoramento das doenças que acometem o rebanho no estado.

Assessores de pecuária de todas as regionais da Emater estão fazendo um treinamento com zootenistas, agrônomos, veterinários e técnicos da instituição para, ao voltarem às suas unidades produtivas, realizarem um levantamento zoosanitário das principais doenças que atingem o rebanho, como as verminoses, emerioses, clostridioses e podridão de casco, entre outras.

Estão sendo selecionadas 300 propriedades no Rio Grande do Norte onde serão colhidas informações a serem encaminhadas à Embrapa, para municiarem a confecção de uma publicação sobre os principais problemas encontrados nos caprinos e ovinos. Na tarde desta sexta-feira, os profissionais tem uma atividade prática em uma propriedade de Parnamirim.

Outra etapa será a instalação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) agroecológicas de ovinos e caprinos no Rio Grande do Norte. O objetivo das UTDs é utilizar métodos homeopáticos preventivos, evitando o uso de produtos alopáticos nos animais como forma de combate às doenças.

Após a instalação das UTDs, os técnicos visitarão esses locais para observar pessoalmente o trabalho realizado e os avanços conquistados. “Vamos implantar um processo educativo para diminuir, cada vez mais, o uso de produtos químicos na pecuária”, explicou o gerente de projetos de caprinos e ovinos da Emater, Alexandre Confessor Júnior.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!