terça-feira, 15 de junho de 2010

Equipamentos de processamento de frutas passa a ser financiado pelo Mais Alimentos.

O Pronaf Mais Alimentos, a partir de agora, também passará a financiar equipamentos para processamento de frutas. Um acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) vai garantir desconto médio de 15% em relação aos preços de mercado desses produtos.

Essa é a décima segunda categoria de equipamentos agrícolas disponibilizados no site do MDA referente ao Programa Mais Alimentos. "São mais de três mil itens disponíveis, para atender o interesse da Agricultura Familiar no que diz respeito à modernização de suas unidades produtivas", afirma o coordenador nacional do Mais Alimentos, Hercílio Matos.

Segundo Hercílio, pelas categorias de produtos ofertadas pelo Mais Alimentos, fica claro que as oportunidades de ampliação da cadeia produtiva. foram ampliadas, oferecendo alternativas para aumentar a produção, armazenar produtos e, ainda, agregar valor através do processamento e beneficiamento e financiamento. Ou seja, o programa busca superar todos os gargalos de produção e de tecnologia, tendo sempre presente o interesse da agricultura familiar expresso na adequação à escala de produção.

Para os projetos que envolvem sistemas completos de processamento de frutas, os preços incluem o projeto técnico de dimensionamento. Em casos de serviços de montagem dos sistemas de processamento, deve-se observar o limite máximo de até 5% do valor dos equipamentos como referência de preço para tais serviços. Estes serviços são também financiados pelo Programa Mais Alimentos. Os preços disponibilizados são o máximo estabelecido por produto. Sobre os valores finais já incidem frete e ICMS.

O empresário Jamir Weber, da Metalúrgica Recanto D'Itália, de Garibaldi (RS), é um dos parceiros dos Programa Mais Alimentos que, a partir da iniciativa do MDA, readequou seus produtos: "Estamos satisfeitos com a expectativa de vendas, que é de dobrar o orçamento. É uma maneira de também contribuirmos para o progresso da Agricultura Familiar", completa.

Desde 2004, a metalúrgica deu início às suas atividades voltadas à fabricação de máquinas e equipamentos para vitivinicultura, cervejarias, agroindústrias e similares, colocando no mercado uma linha de produtos de alta qualidade para clientes que buscam inovação aliada à praticidade. "Não só nossa empresa cresce, mas todo mundo", diz Jamir.

"Serão mais de 43 itens que proporcionarão incremento à Agricultura Familiar, inclusive para aumentar a produção", finaliza Hercílio Mattos.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!