quarta-feira, 7 de julho de 2010

Instituto Butantan cria soro contra picadas de abelha.



Pela primeira vez no mundo, o Instituto Butantan, situado em São Paulo, SP, produziu um soro contra o veneno de abelhas em larga escala. Depois de aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto poderá ser distribuído em hospitais da rede pública.

O soro, que foi patenteado este ano, começou a ser produzido em 2008. Foram 80 litros, ao todo. A aplicação é feita por via intravenosa. Com cerca de 20 mililitros, é possível neutralizar 90% dos problemas causados pelas picadas de abelhas africanizadas, que são as mais comuns no Brasil.

O produto foi desenvolvido durante a pesquisa de doutorado da bióloga Keity Souza, no Laboratório de Imunologia, do Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da USP. Depois de identificadas as proteínas do veneno das abelhas, ele foi injetado em cavalos, para que produzissem anticorpos. Com os anticorpos, a bióloga realizou testes para verificar a eficácia do soro.

Em 2006, o estado de São Paulo registrou 17 mortes por picadas de abelha e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do governo federal, contabilizou 3,5 mil acidentes com ferroadas.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!