quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pesquisa avalia consórcio entre plantas medicinais e hortaliças

A acadêmica do mestrado em Ciências Agrárias da UFMG Janaína Ribeiro Oliveira desenvolveu o experimento de campo que culminou na dissertação “Cultivos consorciados entre alface, cenoura, manjericão e melissa”.

O experimento foi realizado de maio a outubro de 2008, no ICA. Nesse período, Janaína cultivou, em sistema agroecológico de produção, diferentes consórcios entre as hortaliças alface e cenoura e as plantas melissa e manjericão, que têm propriedades medicinais. Cada uma dessas plantas também foi cultivada separadamente.

Um dos objetivos da pesquisa era avaliar a produção de fitomassa (matéria fresca) e óleo essencial de melissa e manjericão quando cultivadas em consórcio com as hortaliças. Os resultados mostram que, tanto para a melissa quanto para o manjericão, apenas a produção de matéria fresca foi favorecida pelo cultivo consorciado em relação ao monocultivo; a produção de óleo essencial permaneceu estável. Segundo Janaína, o consórcio entre alface e melissa apresentou os melhores resultados.

Ao avaliar a viabilidade agroeconômica do cultivo das hortaliças consorciadas com as plantas medicinais, Janaína constatou que a cenoura apresentou maior desempenho e viabilidade em relação ao seu cultivo solteiro. Os consórcios alface x melissa e cenoura x manjericão foram os que apresentaram maiores viabilidades agroeconômicas.


Outra conclusão da pesquisa é que o consórcio pode influenciar a entomofauna, ou seja, as espécies de insetos que se desenvolvem nas culturas. Na alface, o consórcio reduziu a população de insetos-praga e moluscos. Para a cenoura, não houve diferença entre os tratamentos.

O trabalho de Janaína inclui, ainda, o levantamento da distribuição e do desenvolvimento das plantas espontâneas nos diferentes cultivos. Segundo a pesquisadora, de forma geral, os consórcios diminuíram a diversidade dessas plantas nos cultivos.

O projeto foi desenvolvido sob orientação do professor Ernane Ronie Martins e coorientação do professor Cândido Alves da Costa, ambos do ICA.

Entre as plantas com propriedades medicinais envolvidas na pesquisa, a melissa é conhecida por sua ação calmante, sedativa e indutora do sono. Já o manjericão apresenta propriedades antiespasmódicas, digestivas, antimicrobianas e inseticidas; além de fitoterápica, o manjericão é uma planta aromática e condimentar.

Um comentário:

  1. Sebastiana Maria Cavlcanti Costadomingo, setembro 27, 2009 9:44:00 PM

    Parabéns a equipe da EMATER Apodi, em especial a bolsista de extensão - Engenheira Agrônoma - Milkia, por este intrumento de informação/divulgação do trabalho de assistência técnica e extensão rural. isto é o que se chama sair do quadrado.Sebastiana Mª C. Costa - EMATER/UIRH.

    ResponderExcluir

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!