sexta-feira, 10 de junho de 2011

Feira amplia público alvo e foca também pequenos produtores.

Concebida e consolidada como evento apoiador dos grandes produtores de frutas e outros componentes da cadeia frutícola, como importadores de diversos países, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical (Expofruit) começou oficialmente, ontem, disposta a ampliar seu público alvo. Os pequenos produtores também serão prestigiados.

O presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex/RN), Francisco Cipriano de Paula Segundo, da organização do evento, anunciou ontem que a Expofruit também prestigiará pequenos produtores de frutas, aumentando a partir deste ano a participação na feira de detentores de produção em pequena escala.
Para ajudar na consolidação dessa proposta, segundo ele, será criado o Fórum Permanente da 

Agricultura Familiar, a fim de manter em pauta a produção de frutas em pequena escala, integrar os pequenos produtores ao evento e apresentá-los à imensa gama de informações técnicas e tecnológicas e troca de experiências no evento.
"Estamos massificando a necessidade de participação do pequeno produtor na Expofruit e a resposta está sendo positiva. Eles estão começando a entender a importância do envolvimento para acesso ao conhecimento, acesso a outros modelos de comércio, para sair das mãos do atravessador, por exemplo, e se tornarem mais fortes", diz Segundo Paula.
Exemplo dessa nova consciência e da viabilidade da ideia é a atuação de pequenos produtores da comunidade de Pau Branco, zona rural de Mossoró, cuja eliminação da figura do atravessador e outras medidas simples, porém importantes, ampliaram as possibilidades de mercado e melhoraram a produção e a qualidade de vida dos agricultores.
"Queremos que os pequenos produtores se juntem aos maiores, porque, juntos seremos mais fortes. Não que os pequenos necessariamente se tornem grandes, não há necessidade dessa obsessão, basta que se tornem viáveis, isso já justifica o envolvimento na feira e vale a pena todo o nosso esforço", frisa Segundo Paula.
A solenidade contou com a presença do Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA), Francisco Sergio Ferreira; a Governadora do Estado Rosalba Ciarline; a Prefeita Fafá Rosado; Deputados Federais; Deputados Estaduais; Vereadores.
A Expofruit é realizada por meio de parceria entre o Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex), Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). 

Evento tem 184 empresas e 320 estandes

A edição 2011 da Expofruit, em sua 15ª edição, reúne 184 empresas e todos os componentes da cadeia produtiva de frutas, como produtores, compradores, fornecedores de insumos, equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola. O evento começou anteontem, embora tenha sido aberto oficialmente ontem, e termina hoje, no Expocenter.
 
A feira tem como tema este ano "A fruticultura sustentável deixa o mundo mais saudável". Está disponibilizada numa área de 15 mil metros quadrados, com 320 estandes. A expectativa dos organizadores é que circulem em torno de 15 mil pessoas durantes os três dias de feira, referência nacional e internacional de fruticultura tropical.
 
A expectativa é de que as rodadas de negócios, organizadas pelo Sebrae, movimentem cerca de 20 milhões de dólares, quase 5 milhões de dólares a mais do que a edição de 2010, fora os negócios fechados nos estandes, que não chegam ao conhecimento público. As rodadas reúnem 47 empresas, das quais 20 empresas compradoras e 27 ofertantes.
 
Como o evento cresce a cada ano, esta é a primeira vez que empresas russas participam do evento, uma delas, a empresa JFresh, maior importador russo de frutas. Produz banana no Equador e na Costa Rica. Possui frota própria de navios para transporte de banana importada. Distribui frutas por todo o país, com rede de transporte e de armazenagem próprias.

Fonte: O Mossoroense

Um comentário:

  1. SORTEIO DAS EQUIPES DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SETE DOS BERNALDOS
    Período: De 02 de Julho á 08 de Agosto de 2011
    I TAÇA MANOEL RAIMUNDO DE LIMA DO SÍTIO JUAZEIRO II
    CHAVE "A" BERNALDO;SERÂMICA SANTA ROSA;CRUZ DE ALMA: OS INTRUSOS - BERNALDO

    CHAVE "B" BOTAFOGO - CIPÓ;RESTO DO MUNDO;RIO NOVO; MOACIR LUCENA

    CHAVE "C" PDA - SANTA ROSA;BOTAFOGO - BICO TORTO; REAL MADRI/ Cidade;CABORÉ

    Acontecerá a partir do dia 02 de Julho de 2011 a I TAÇA MANOEL RAIMUNDO DE LIMA, o evento acontecerá no sitio Juazeiro II “Bernaldos”, tem como objetivo o incentivo a prática de esporte na comunidade rural.
    Premiações:
    1. 600,00 + Troféu + Medalha
    2. 300,00 + Troféu + Medalha
    3. Uma Bola + Troféu + Medalha

    • Artilheiro: 1 (uma) Chuteira
    • Goleiro: 1 (uma) Luva


    Obs.: Na abertura da competição - 02 de Julho de 2011 – Depois dos jogos, haverá uma SERESTA e um BINGO de uma grade de cerveja.

    Patrocínio:
    • AACJUBA – Associação da carnaúba Seca
    • JC Bar e Restaurante (Jailson)
    • BAR dos Bernaldos (claudiano)
    • Genivan Varela
    • Alderivan
    • Filho de Titica
    • Secretaria Municipal de Esporte
    • Marcio de Luiz cordeiro
    • Adriano de Dalva
    • Platyny Fotos

    Contato: (84)9405-5607/(84)3333-2554, falar com Rummening.

    Org.: Rummenig, Moesio e Van
    Coordenação: Rummening Santos

    Gildevania Santos

    ResponderExcluir

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!