sábado, 11 de junho de 2011

Embrapa desenvolve milho para o Semiárido nordestino.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu uma variedade de milho especialmente para o Semiárido nordestino. Trata-se do BRS Caatingueiro, desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Aracaju (SE), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG). O milho é comercializado pela Embrapa Transferência de Tecnologia.

A resistência da cultivar poderá ser verificada na colheita do milho que começa em junho no Nordeste. Na região de Irecê, no centro-norte da Bahia, onde estão localizados os municípios de Ibititá, Canarana, Lapão e João Dourado, a produtividade desta safra deve ser três vezes maior do que a dos últimos seis anos. A média, que era de 40 mil toneladas, subiu para 142 mil toneladas de milho neste ano.

A principal vantagem do BRS Caatingueiro é o ciclo superprecoce, que permite boas colheitas mesmo em períodos de pouca chuva. O florescimento ocorre entre 41 e 50 dias e diminui os efeitos da falta de água. Após o plantio, a cultivar precisa de apenas 90 dias para atingir a época da colheita. Na região mais seca do Semiárido, a produtividade da variedade varia em torno de 2 a 3 toneladas de grãos por hectare.

Em condições regulares de precipitação, a produtividade pode chegar a 6 toneladas de grãos por hectare. A BRS Caatingueiro é ideal para os pequenos produtores, que geralmente dispõem de poucos recursos, encontram dificuldades para ter acesso ao crédito e não têm nenhum tipo de orientação técnica. [

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!