quinta-feira, 30 de junho de 2011

Técnicos visitam áreas de bananeiras.

Técnicos da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura da Bahia estiveram no município de Apodi no dia 20 de junho com o objetivo de visitar áreas de bananeiras e identificar a presença do Mal-da-Sigatoka e nematóides.
Acompanhados pelos agrônomos da EMATER Rosidilson Lopes e Antônio Sobrinho que prestam assistência técnica aos agricultores, foram visitadas propriedades na Várzea da Salina, e também passaram na sede da EMPARN Apodi.
Foram coletadas amostras de solo e da folhas que serão levados para laboratório e analisados quanto à presença de nematóides e Sigatoka Amarela.

  • Mal-da-sigatoka
Também conhecido por cercosporiose, é a mais grave doença do País.
É uma moléstia causada pelo fungo Mycospherella musicola que pode provocar perdas superiores a 50% na produção. Ocorre com maior incidência nos períodos chuvosos e com altas temperaturas.
Os sintomas caracterizam-se pela presença de pequenas estrias amarelas pálidas paralelas às nervuras secundárias das folhas. Com a evolução da doença, essas estrias escurecem e se expandem para formar manchas pardas, mais ou menos elípticas.
A infecção ocorre nas folhas mais novas. Nas folas mais afetadas observa-se união de várias lesões, com perda de grande parte da área foliar, chegando até o secamento e queda precoce da mesma.
O controle da doença pode ser feito através do uso de variedade resistente, medidas culturais e pulverizações com produtos químicos.
Um dos produtos básicos é o óleo mineral, aplicado na dosagem de 15 L/ha, em intervalos de 15 dias, ou misturados com fungicidas (benomil, propiconazol, tiabendazol), na dose de 120 a 150g de i.a./ha (i.a.= ingrediente ativo). O intervalo entre aplicações de fungicidas deve ser de 30 dias.
Fonte: Caderno Tecnológico - CENTEC




Fonte: Rosidilson Lopes (Analista de Exensão Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!