quinta-feira, 9 de junho de 2011

Representantes da Petrobras Biocombustível se reúnem com a Governadora

Estreitar a parceira da Petrobras Biocombustível com o Estado do Rio Grande do Norte foi o foco da reunião que aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), na Governadoria.  O diretor de Suprimento Agrícola da Petrobras Biocombustível, Jânio Luis da Rosa, fez uma explanação da empresa, mostrando a missão, a atuação e os objetivos a alcançar.

Segundo Jânio Luis, o objetivo é incentivar a agricultura familiar, através do cultivo da mamona e do girassol para a produção do biocombustível. Atualmente, de acordo com os dados apresentados, cerca de 1.300 agricultores do RN produzem mamona ou girassol, nas regiões do Seridó, Trairi, Oeste e Alto Oeste. A empresa quer ampliar esse contingente e oferecer mais oportunidade para o homem do campo. A Petrobras Biocombustível fornece sementes e auxilia na captação de crédito, através do Banco do Brasil e do BNB. A parceria do Governo seria através do apoio da Emater, Emparn, Secretaria de Estado da Agricultura para proporcionar assistência técnica e capacitação. "Queremos aproveitar o potencial do RN e, consequentemente, a inclusão sócio-econômica e financeira do homem do campo. O Programa Nacional de Biocombustível do Governo Federal e o Projeto da Petrobras só obterá sucesso se houver participação do Governo Estadual" disse Jânio.

"Queremos entrar neste processo" confirmou a Governadora. Rosalba Ciarlini, entretanto, expressou preocupação em relação a garantia da compra de tudo que for produzido. "Não devemos pensar apenas em garantir a safra. A venda do produto é um ponto fundamental para ser pensado", alertou a Governadora sugerindo que seja realizado encontro entre Emater, Emparn, Sape e Petrobras Biocombustível. "Temos que amadurecer essa proposta. Vamos analisar todos os pontos para viabilizar convênios, termos de cooperação, quem sabe ainda no segundo semestre deste ano".

Estiveram presentes os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado; do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; o gerente regional da Petrobrás Biocombustível, Paulo Roberto Dias.
 
Fonte: site do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!