segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Técnicos da EMATER-Apodi participam de capacitação para implantação de 13 Barragens Subterrâneas no município.

Equipe da Emater local que foi capacitada.
.
Técnicos da Emater-Apodi participaram, na última sexta, dia 11/09, de uma capacitação sobre Barragens Subterrâneas na vizinha cidade de Caraúbas. A equipe local foi treinada tecnicamente para a implantação de 13 Barragens Subterrâneas no município de Apodi, e nos próximos dias, estará fazendo o levantamento das famílias aptas a participarem do Projeto.
.
O dia de campo foi realizado pela equipe local juntamente com a equipe regional de Mossoró e contou com a presença de técnicos das regionais de Mossoró, Umarizal, Pau dos Ferros, além do gerente do projeto Francisco Nogueira e do auditor do MDS. Os técnicos visitaram o Projeto de Assentamento Glênio Sá, onde está instalada uma barragem subterrânea e puderam comprovar a eficiência da técnica: onde antes era seco e vazio, hoje, com a barragem instalada, se via um enorme campo cultivado principalmente com milho e batata.
.
A capacitação faz parte do projeto "Segunda Água", edital SESAN/MDS nº 15/2008, que tem como objetivo geral a captação, armazenamento e utilização da água para produção de alimentos para o auto-consumo por pequenos agricultores familiares por meio da implantação de barragens subterrâneas com sistema ampliado de captação de águas pluviais aliada à capacitação contínua dos agricultores e intercâmbio de experiências exitosas entre os mesmos.
.
O Projeto é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS com o Governo do Estado, autoria e execução da Emater-RN, e contempla duas fases: a primeira, com a construção de barragens subterrâneas, poço amazonas, renques e barramento assoreadores; e a segunda, com a instalação de hortas e pomares dentro dos principios da agroecologia.
.
Critérios para a seleção das famílias.
- Existência das condições fisiográficas e geológicas;
- Disponibilidade de água para o consumo humano (Projeto 1ª Água - Cisternas);
- Ser agricultor familiar pronafiano.
OBS: Tem preferência famílias com mulheres chefes de família, com criança de 0 a 6 anos, com crianças e adolescentes matriculados e frequentando a escola; com adultos de idade superior a 65 anos e, especialmente, famílias com deficientes físicos ou mentais.
.
Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!