segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Emater-RN e BNDES firmam parceria para investir no Estado.

Priorizar a formação de parcerias com os governos estaduais para apoiar Arranjos Produtivos Locais (APLs), associações e cooperativas de produtores de baixa renda. Com esse objetivo o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu nos dias 20 e 21 de agosto, no prédio da Emater-RN, evento para debater as propostas de formação da parceria no Rio Grande do Norte.


A Emater-RN ficará responsável pela coordenação dos projetos. O BNDES deve financiar 50% dos projetos e o estado do RN fica responsável pelo restante. Em todo o estado, a expectativa é que os investimentos cheguem aos R$ 26 milhões. Os recursos serão disponibilizados através de editais públicos. Com os recursos, as organizações poderão investir em obras, aquisição de máquinas e equipamentos, além de capacitação de pessoal, assistência técnica, entre outros aspectos.

“Essa parceria é de fundamental importância, pois vem trazer financiamento para projetos produtivos de um público vulnerável que vive abaixo da linha da pobreza. Com isso vamos viabilizar projetos alternativos para melhorar a renda de muitas famílias”, comenta o diretor geral da Emater-RN, Luiz Cláudio Macedo.

Segundo o Angelo Fuchs, do Departamento de Economia Solidária do BNDES, a parceria é uma forma de apoiar os APLs, assim como as associações e as cooperativas de produtores de baixa renda, que precisam de um recurso inicial para o desenvolvimento de suas ações. “É um estímulo para que esses grupos se tornem pequenas empresas e, no futuro, possam lançar seus produtos no mercado consumidor”, diz.

Além do diretor geral da Emater-RN e Ângelo Fuchs, estiveram presentes durante o evento Pedro Capibaribe, que mostrou a experiência da parceria no Estado do Ceará, Nelson Tavares Filho, secretário de estado de planejamento e financias, Canidé de França, secretário de estado de assuntos fundiários e apoio à reforma agrária, assim como representantes de outras instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!