segunda-feira, 30 de maio de 2011

Centro de estudos em biocombustíveis é tema de reunião internacional.

A criação de um Centro de Referência em Estudos em Biocombustíveis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está se tornando referência internacional. Para conhecer essa experiência brasileira e as ações do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) do MDA, representantes de doze países da América Latina e Caribe, do governo brasileiro e da cadeia de biodiesel, se reuniram na última semana, na cidade de Viçosa (MG), para a primeira Reunião Internacional sobre Biodiesel – Agricultura Familiar e Produção de Alimentos.

O MDA, inicialmente, disponibiliza R$ 400 mil para apoiar a iniciativa, por meio do convênio firmado com a UFV. Com esse apoio, o centro de referência em estudos da universidade vai desenvolver pesquisas para o setor nas áreas econômica e social. E sobre estimativas de custos, análise de mercado, cultivo de oleaginosas, entre outros.

O coordenador de Biocombustíveis do MDA, Marco Antonio Viana Leite, destacou que o interesse dos países da América Latina e Caribe em conhecer o Programa demonstra que a iniciativa está dando certo. “É um reconhecimento da nossa política pública, que trabalha em prol da melhoria de vida dos agricultores familiares de todo país.” O coordenador também apresentou o balanço do Programa. Em 2010, mais de 100 mil famílias foram incluídas no PNPB e o total de aquisições de matéria prima da agricultura familiar foi de mais de R$ 1 bilhão.

Na reunião foi decidido que será realizado um intercâmbio entre a UFV e a Universidade da Fronteira de Temuco, no Chile. O objetivo é promover a troca de conhecimento sobre produção de biodiesel a partir de oleaginosas, levando em conta a viabilidade econômica e social, com foco na segurança alimentar dos dois países.
 
A produção de oleaginosa no estado do Ceará foi apresentada como uma experiência de sucesso do Programa de Biodiesel brasileiro aos membros dos doze países. No estado existem, aproximadamente, 42 mil hectares de área plantada de mamona, para ser colhida ainda nesta safra 2010/2011. A ação está beneficiando cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares cearenses.
 
O Programa
O MDA participa da gestão do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) por meio do qual estimula a produção do novo combustível e apoia a participação da agricultura familiar na cadeia de produção. Instrumentos como crédito, zoneamento, assistência técnica, fomento, benefícios fiscais (Selo Combustível Social) estão disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar na produção debiodisel.
 
Fonte: Portal do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!