segunda-feira, 16 de maio de 2011

PAS Leite será lançado no segundo semestre deste ano.

 Programa Alimento Seguro voltado para a produção de leite (PAS Leite) será lançado no segundo semestre deste ano. Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Nívea Maria Vicentini, as ações de capacitação dos consultores estão na reta final. Cerca de 50 técnicos do Sebrae e Senar foram capacitados por pesquisadores e analistas da Embrapa para atuarem como consultores do Programa.
O PAS Leite é um programa idealizado pelo Sebrae, Senar e Embrapa Gado de Leite. Seu objetivo é promover a produção de leite seguro e de qualidade, reduzindo a Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem Bacteriana Total (CBT), duas das exigências da Instrução Normativa 51 (IN 51), do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA). No entanto, o Programa pretende ir além da IN 51, preconizando o controle de antibióticos e da temperatura de armazenamento do leite, bem como a redução de microtoxinas no produto.
Seis estados participam do PAS Leite: Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Ceará e Paraná. Após receberem o treinamento ministrado pela Embrapa, os consultores do Sebrae/Senar levaram as informações do Programa a algumas fazendas destes estados.
– Aproximadamente 90 produtores tiveram acesso aos trabalhos de consultoria do Programa – informa Nívea.
Numa das últimas etapas do Programa, os coordenadores se reuniram com os consultores. O objetivo foi ter um retorno de como as instruções do PAS Leite foram recebidas pelos produtores.
– Os resultados foram os melhores possíveis – diz Nívea.
– O Programa foi muito bem recebido no campo e não houve resistência por parte dos produtores em adotar as recomendações do PAS Leite para se obter um produto de qualidade.
Nívea diz que, a partir das informações disponibilizadas pelos consultores, o PAS Leite receberá alguns ajustes e serão realizadas novas ações de capacitação para os técnicos do Sebrae/Senar. O PAS Leite é baseado em alguns princípios das Boas Práticas de Produção Agropecuária (BPAs). Os Campos Experimentais da Embrapa Gado de Leite estão passando por um processo de adequação às BPAs para se tornar unidades demonstrativas e servir de apoio ao Programa. 
 Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!