segunda-feira, 30 de maio de 2011

Seminário promovido pela Ufersa aborda recuperação de áreas degradadas no semiárido .

A recuperação de áreas degradadas e incorporação de carbono na biomassa vegetal nativa e no solo do semiárido do Rio Grande do Norte é tema de um seminário que ocorre na quarta-feira, 1º de junho. O evento será no auditório do Ctarn, a partir das 8h, no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A realização é uma ação conjunta da Universidade com a Petrobras. A inscrição é gratuita e será realizada antes da abertura do evento.
 
O seminário, aberto a toda a comunidade acadêmica, faz parte do Projeto Caatinga de Combate à Desertificação, realizado pela Ufersa, com a parceria da Petrobras e da Universidade de São Paulo (USP), e coordenado pelo professor doutor Jéferson Dombroski. A proposta é apresentar à comunidade os resultados obtidos com o projeto, bem como os novos caminhos que serão percorridos.
 
Durante o seminário, serão ministradas palestras e apresentação de painéis com temas voltados para as plantas nativas da região, fertilidade do solo e clima. A primeira palestra tratará sobre o Projeto de Fixação de Carbono com tema: "Degradação de Ecossistemas por Sobreuso", a ser proferida pelo biólogo do Centro de Pesquisa da Petrobras, doutor Eduardo Barcelos Platter. Desertificação, Perda de Biomassa, Perda de Material Genético, Perda de Solo integram o segundo tema explanado pelo professor Jéferson Dombroski.
 
Ainda pela manhã, a partir das 10h, haverá a apresentação de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisas Recuperação de Áreas Degradadas pela Liberação de Terras de Exploração de Petróleo, pelo engenheiro agrônomo Raimundo Nogueira, e Desenvolvimento de Tecnologia para a Recuperação de Jazidas de Piçarra, pelo engenheiro agrônomo José Erivado Araújo.
 
Já os trabalhos em painéis serão apresentados no horário da tarde, a partir das 14h30, enfocando os temas: Coleta, beneficiamento de sementes e morfometria; Armazenamento de sementes; Germinação e quebra de dormência de sementes; estudos com subtratos e adubação; Estresse hídrico em mudas: potencial hídrico, porometria e fotossíntese; Avaliações de biomassa destrutiva e não destrutiva; Carbono e fertilidade do solo na área experimental de Angicos e o painel Observações sobre climatologia. 

RECUPERAÇÃO
O Projeto Caatinga de Combate à Desertificação foi iniciado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido há dez anos, com a cooperação técnica com a Japan Internacional Cooperation Agency (Jica), organização interessada em desenvolver pesquisas na região do semiárido nordestino. A partir de 2009, o grupo de pesquisadores da Ufersa recebeu convite do Centro de Pesquisa da Petrobras - Cenpe/Petrobras, para elaborar um projeto de recuperação de áreas degradadas da caatinga e de incorporação de carbono no solo e em biomassa florestal.
 
Fonte:O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!