terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo anuncia programação da Semana do Meio Ambiente.

Por Assecom RN

O Governo do RN inaugura nesta quarta-feira (1º), às 9h, o Ecoposto da Área de Preservação Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíra, localizado no município de Nísia Floresta, na região Agreste. A solenidade marca a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). A programação, que se estende até o próximo domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, inclui palestras, seminários e ações de educação ambiental em vários municípios.

O Ecoposto funciona como unidade gestora do Idema servindo de apoio à administração da unidade de conservação, além de ofertar infraestrutura para pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área e para o policiamento ambiental. A APA onde está localizado o Ecoposto contempla uma área de 42 mil hectares englobando os municípios de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arêz, Goianinha, Tibau do Sul e São José do Mipibu.


O local foi concebido para realizar palestras e cursos na área de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, foi fruto de compensação ambiental da empresa Votorantim no valor de R$ 1,2 milhão. Na solenidade de inauguração do Ecoposto, serão realizadas palestras, exposição de produtos feitos de material reciclado e de zoologia, realizada pela Universidade Potiguar (UNP).


PROGRAMAÇÃO
Embora a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente esteja marcada para o dia 1º de junho, a  programação teve início já na segunda-feira (30), com a abertura do curso Saneamento Básico e Sustentabilidade, realizado gratuitamente pela Caern durante toda esta semana. Durante o curso, que teve as inscrições feitas pela internet, os alunos discutem temas como abastecimento de água, esgotamento sanitário, lixo e drenagem, além de visitarem estações de tratamento de água e de esgotos.

Nesta terça-feira (31), treze municípios do Estado participam do I Seminário do Projeto Orla do Rio Grande do Norte, das 9h às 16h, no auditório do Hotel Maine.

O evento é uma promoção do Idema e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O objetivo do evento é socializar entre todos os comitês gestores a situação atual dos municípios integrantes do Projeto Orla sobre a implantação das ações propostas nos Planos de Gestão Integrada da Orla Marítima. Na ocasião haverá discussão pela Comissão Técnica Estadual (CTE) sobre a adesão de novos municípios ao projeto, além de informes sobre o Projeto Orla e a Copa 2014 e a respeito dos planos de saneamento municipais. Participam do evento os municípios de Areia Branca, Porto do Mangue, Macau, Galinhos, Guamaré, São Miguel do Gostoso, Ceará Mirim, Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Baía Formosa.


Durante esta semana, a Semarh também promove três Seminários Temáticos Regionais: no dia 1º de junho na cidade de Caicó, dia 2 em Mossoró e dia 3 em Natal. Os Seminários tratarão da gestão ambiental compartilhada e terão foco em um assunto diferente em cada região, respondendo a demanda local em relação ao meio ambiente. Em Caicó, o tema tratado durante todo o dia será a Política Estadual de Combate à Desertificação, com participação de organizações não-governamentais, associações, agricultores, representantes do poder público e sociedade civil.


Já em Mossoró, além da gestão ambiental compartilhada, o seminário terá foco na proteção dos recursos hídricos com a discussão da Chapada do Apodi e a implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica. Na sexta-feira (3), o Seminário Estadual do Meio Ambiente será na capital e trará o tema "Saneamento Ambiental na Região Metropolitana de Natal" e "Copa do Mundo 2014" como foco deste ano para a política de Meio Ambiente. Durante o seminário em Natal, haverá o lançamento do Prêmio Januário Cicco de Jornalismo Ambiental para contemplar matérias sobre meio ambiente. As inscrições para os seminários são gratuitas e os participantes receberão certificado pela participação.


A partir do dia 1º até o dia 5, estão previstas ainda diversas atividades de educação ambiental no Parque das Dunas, voltadas para diversos públicos. Além disso, no sábado (4), a Caern realiza mais uma edição do projeto Caern na Comunidade, com atividades de educação ambiental e mutirão de prestação de serviços (combate a ligações clandestinas de esgotos, palestras, apresentação de teatro de bonecos, negociação de débitos e atividades culturais) na Vila de Ponta Negra, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (semurb).


Programação da Semana do Meio Ambiente - 2011


Dia 30 de maio (segunda-feira)

8h às 12h - Abertura do Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern, Natal


Dia 31 de maio (terça-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern, Natal

9h às 16h - I Seminário do Projeto Orla do Rio Grande do Norte
Local: Auditório do Hotel Maine, Natal


Dia 1º de junho (quarta-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern, Natal

8h às 17h - Seminário Técnico Regional sobre Meio Ambiente
Local: Centro Pastoral Dom Wagner, Caicó

9h - Inauguração do Ecoposto da área de proteção ambiental Bonfim/Guaraíras (abertura oficial
da Semana do Meio Ambiente 2011)
Local: São José de Mipibu

14h - Caravana Ecológica no município de Senador Georgino Avelino (de 1º a 3 de junho)
Local: Centro

15h - Passeio no Barco Escola Chama Maré com entidades assistenciais.

Dia 2 de junho (quinta-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern

8h às 13h - Seminário Técnico Regional sobre Meio Ambiente
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Mossoró

15h - Passeio no Barco Escola Chama Maré com entidades assistenciais.

Dia 3 de junho (sexta-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern

8h às 17h - Seminário Técnico Regional sobre Meio Ambiente
Local: Auditório da Fiern, Natal

15h - Passeio no Barco Escola Chama Maré com entidades assistenciais.

Dia 4 de junho (sábado)

9h às 13h - Caern na Comunidade e Semurb nos Bairros, na Vila de Ponta Negra
Local: Em frente à Igreja Católica

9h - Passeio realizado em parceria com o Jeep Club para marcar a Semana do Meio Ambiente,
chamando atenção para a necessidade de preservação ambiental na orla.
Percurso: APA Genipabu a Maracajaú


Dia 5 de junho (domingo)

8h às 16h30 - Palestras, exibição de filmes, atividades culturais e educativas de cunho
ambiental realizadas no Parque das Dunas.

Fonte: www.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!