sábado, 28 de maio de 2011

Semana de orgânicos começa neste domingo.


Começa neste domingo e vai até o dia 5 de junho a 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento busca dar visibilidade a alimentos produzidos sem agrotóxicos e conta com ações em todo o país. O tema da edição deste ano é “Produtos Orgânicos – ficou mais fácil identificar”, com foco na divulgação do selo Produto Orgânico Brasil, que ajuda consumidores a identificar esses produtos, e da Declaração de Cadastro do Agricultor Familiar. A organização do evento é feita pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Agropecuária (Mapa) com instituições parceiras, como o Sebrae.

“O objetivo da semana é conscientizar o consumidor sobre os benefícios e qualidades dos alimentos orgânicos para a saúde. Informações e orientações para a identificação desses produtos nas feiras, mercados e supermercados também serão fornecidas aos consumidores”, explica Virgínia Lira, fiscal agropecuária e integrante da equipe de agroecologia do Mapa, área responsável pela promoção do evento.

Até o momento, existem 9,7 mil produtores orgânicos cadastrados no ministério. A expectativa do Mapa é de que esse total deverá chegar a 15 mil
produtores até o final deste ano.

O selo Produto Orgânico Brasil, lançado pelo ministério em janeiro de 2010 para identificar a
autenticidade desses produtos, seja na compra direta dos agricultores ou de terceiros (em supermercados e mercados), é uma garantia para consumidores. "Nas feiras livres os agricultores orgânicos devem expor em suas bancas a Declaração de Cadastrado do Mapa para facilitar a identificação de seus produtos pela clientela”, alerta Virgínia.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!