quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dia de Campo na TV apresenta produção de leite de cabra em pastagem cultivada.


Pasto cultivado fica disponível para os animais nos períodos seco.


A pastagem cultivada é uma alternativa desenvolvida em pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos para superar uma das principais dificuldades dos sistemas  de produção, a alimentação dos animais em épocas secas. O uso de gramíneas como capim tifton e capim tanzânia tem mostrado um potencial para atender até 60% da necessidade de nutrientes das cabras leiteiras, reduzindo inclusive o uso de  alimento concentrado e seus custos. O programa vai ao ar nesta sexta, dia 13, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30.
O pasto cultivado fica disponível para os animais nos períodos secos, época em que a vegetação nativa não costuma fornecer forragem em quantidade e qualidade suficientes. No experimento realizado na Embrapa Caprinos e Ovinos, o manejo da pastagem é feito de forma rotacionada, com uso de uma área de cada vez. O rebanho permanece no piquete por quatro dias e depois segue para  outro. Assim, se torna possível o descanso do solo por 18 dias, evitando o  esgotamento do mesmo. Parte do manejo geral também é feita na pastagem, com os animais tendo acesso à água e sombra.
De acordo com a zootecnista pesquisadora da área de forragicultura, Ana Clara Cavalcante, se houver uso estratégico da irrigação e de suplementação alimentar, a pastagem cultivada permite a manutenção de até 70 cabras em lactação em um hectare de pasto cultivado.
– Em geral, as propriedades no semi-árido são pequenas e, assim, o uso de pasto cultivado tende a maximizar o uso da área. Enquanto três hectares de pasto nativo são necessários para manter um animal adulto na época seca, um hectare de pasto cultivado, manejado de forma rotacionada, pode suportar até 70 animais, a depender do grau de intensificação – afirma.
Ela ressalta ainda que com uma menor ocupação das áreas pode-se otimizar também o uso da mão de obra para realizar, pela manhã, tarefas rápidas como as ordenhas e verificar o fornecimento de água e sal aos animais. O restante do dia fica livre para outras atividades da fazenda, em geral na agricultura familiar que é diversificada.
Experiências com pastagem cultivada já estão sendo executadas por produtores rurais de municípios no Ceará e Pernambuco. Em Quixadá (CE) a tecnologia foi adotada por caprinocultores do assentamento Boa Vista. Um deles, Jorge Cabral, destaca que o uso da pastagem cultivada – no caso dele, com o capim gramão – permitiu melhor rendimento na produção de leite, gerando lucro de até três salários mínimos por mês.
A reprise do programa O Dia de Campo na TV pode ser visto na quarta, dia 18, às 9h10, e na sexta, dia 20, às 16h.
 Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!