segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tomate cultivado sem agrotóxico reduz os custos da produção, afirma pesquisa.



Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo constatou que  o cultivo de tomates de forma agroecológica reduz em até 84% os custos da produção. No estudo feito pelo engenheiro agrônomo Fábio Leonardo Tomas, plantações de tomate sem agrotóxicos e aditivos químicos foram comparadas a formas de cultivo convencionais – com o uso de pesticidas e outros defensivos. 

Os tomates produzidos de forma agroecológica tinham menos pragas e doenças, pois eles foram plantados em meio à floresta preservada de Mata Atlântica, que funcionou como um insumo agrícola natural. Isso dispensou o uso de agrotóxicos, que encarecem o produto final em até 70%. O custo de manutenção do pé de tomate orgânico foi de R$ 0,80. O que usou pesticidas saiu por R$ 5. 

Além dos custos, Tomas também analisou a produtividade e a rentabilidade. Apesar da produtividade de tomate agroecológico ser menor do que a convencional, ele atinge preços de mercado superiores e tem custos menores, o que compensa sua produção, afirmou o pesquisador. 

A região analisada foi a de Apiai, no interior de São Paulo, que tem a maior produção de tomate de mesa do país. Segundo a pesquisa, o desmatamento fez com que os produtores da região aumentassem a utilização de agrotóxicos, o que causou a contaminação de vários trabalhadores rurais.

*Iracema Maniele por Rádioagência NP, 25/04/2011 Secretaria Operativa da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida 

Fonte:Edimilson José (Extensionista Rural)
Foto:Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu: opine, critique, sugira!